Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 30/11/2023
Programa inédito: Lisístrata – Uma Leitura, Uma Projeção
Programa inédito: Lisístrata – Uma Leitura, Uma Projeção
Lisístrata, obra-prima de Aristófanes, será objeto de uma sessão-leitura única e irrepetível na Cinemateca no próximo dia 6 de dezembro. Fruto de uma colaboração entre a Sul – Associação Cultural e Artística, o IFILNOVA, e a Cinemateca, com ponto de partida numa tradução da comédia de Aristófanes por João Constâncio, este programa inédito ocorrerá em dois momentos distintos: às 19h haverá uma leitura encenada da obra de Aristófanes por um grupo de atores da Sul – Associação Cultural e Artística (Duarte Guimarães, Ricardo Aibéo, Rita Durão, Rita Loureiro e Sofia Marques), seguida de debate entre os atores e o tradutor, e às 21h30 será projetado o filme FLICKORNA / “As Raparigas”, de Mai Zetterling, cujo argumento parte da adaptação dessa obra de Aristófanes.
 
De contornos excecionais, o acontecimento que procurará conjugar literatura, teatro e cinema, propõe um raccord improvável com o ciclo dedicado ao filme de guerra, que definiu um dos eixos de programação da Cinemateca ao longo deste ano.

A sessão-leitura de Lisístrata às 19h terá a duração aproximada de 90 minutos e será de entrada livre, mediante levantamento de ingresso na bilheteira da Cinemateca.