Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Plano Nacional de Cinema
Data: 16/09/2015
Plano Nacional de Cinema 2015-16
Plano Nacional de Cinema 2015-16

No contexto do Plano Nacional de Cinema, vão ter lugar duas conferências «Entre Espaços: a Escola e o Cinema», nos dias 17 de setembro e 18 de setembro, com o objetivo de dar voz a responsáveis de instituições culturais e docentes, contribuindo para o debate sobre a formação de públicos de Cinema em contexto educativo, ouvindo as experiências de diversos intervenientes de entidades ligadas à divulgação de cinema junto das crianças e dos jovens e valorizando o ato de ver cinema enquanto arte.
No Porto (17 de setembro), as conferências contam com as presenças de Paula Pinto – Vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras do Porto, Luís Alberto Alves, representante do CITCEM, Eulália Alexandre - Subdiretora Geral da Direção-Geral da Educação, e Elsa Mendes - coordenação do PNC.

Em Lisboa (18 de setembro), as conferências contam com as presenças de Jorge Barreto Xavier - Secretário de Estado da Cultura, Fernando Egídio Reis - Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, José Manuel Costa - Diretor da Cinemateca Portuguesa, Rui Machado - Subdiretor da Cinemateca Portuguesa, José Vítor Pedroso – Diretor Geral da Direção - Geral da Educação, Filomena Serras Pereira - Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e Elsa Mendes - coordenação do PNC.

No Porto e em Lisboa, o orador convidado é Francisco García García – Professor catedrático da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid.
Além destes convidados, estarão presentes oradores ligados a instituições culturais relacionadas com a divulgação cinematográfica e docentes de diversos Agrupamentos de Escolas integrados no PNC.


Inserida no programa destas conferências, a Cinemateca apresenta às 15h30 o filme Louisiana Story (Robert Flaherty, 1948) – sessão apresentada por José Manuel Costa, seguida de debate.

 

Conferências no Porto - Programa

 

Conferências em Lisboa - Programa

 

Notas

Nas imagens: Louisina Story (Robert Flaherty, 1948)
Plano Nacional de Cinema 2015-16