Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 08/05/2015
Pierre Léon na Cinemateca - Barnet nas "Histórias do Cinema" e três filmes como realizador
Pierre Léon na Cinemateca - Barnet nas

Pierre Léon está na Cinemateca entre 11 e 15 de maio, para protagonizar a semana da edição mensal das "Histórias do Cinema" dedicada ao russo Boris Barnet, nas sessões-conferência programadas entre segunda e sexta-feira, às 18 horas, na sala Luís de Pina, mas também a apresentar os seus filmes "L'Idiot", "Par Exemple, Electre" e "Phantom Power", a 12, 14 e 15, às 22 horas.

 

Já apresentado na Cinemateca, "L'Idiot" (2008) adapta um capítulo do livro homónimo de Dostoievski, concentrando a sua ação numa festa em casa de Nastassia Philipovna, interpretada por Jeanne Balibar. É com Balibar que Léon assina "Par Exemple, Electre" (2012), um singular filme marcado pela abertura dos vários níveis da sua construção, que fazem coexistir a tragédia de Sófocles com uma colorida e bizarra deambulação por Paris das personagens dos dois realizadores no encalço da possibilidade de financiamento e meios de produção para a concretização do projeto. Apresentado pela primeira vez em Portugal na última edição do DocLisboa, "Phantom Power" (2014) é uma obra de extrema sensibilidade, onde se cruzam uma série de registos e materiais.

O programa das "Histórias do Cinema: Pierre Léon / Boris Barnet", composto com base na projeção das cinco longas-metragens de Barnet escolhidas por Léon para refletir sobre a obra do cineasta russo, pode ser consultado aqui ciclosdacinemateca.wordpress.com/historias-do-cinema-pierre-leon-boris-barnet/.

Pierre Léon na Cinemateca - Barnet nas
em cima: Par Exemple, Electre (Pierre Léon, Jeanne Balibar, 2012)
no topo e foto de entrada: Phantom Power (Pierre Léon, 2014)