Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 05/09/2012
Paulo Filipe Monteiro apresenta sessões João César Monteiro
Paulo Filipe Monteiro apresenta sessões João César Monteiro

Os filmes de João César Monteiro “A Mãe” e “Fragmentos de Um Filme-Esmola / A Sagrada Família”, a 11 de setembro, e “A Comédia de Deus”, no dia 13, às 19 horas, vão ser projetados em sessões da rubrica regular de programação “Abrir os Cofres” apresentadas por Paulo Filipe Monteiro, que ao longo do seu trabalho como investigador de cinema tem estudado a obra do realizador português.

 

As sessões focam fases distintas da filmografia de João César Monteiro, propondo dois títulos dos anos setenta e um dos seus mais conhecidos filmes dos anos noventa: a curta-metragem de 1979 “A Mãe” foi filmada para a série televisiva “Contos Tradicionais Portugueses” a partir do conto “O Rico e o Pobre” e é exibida com "Fragmentos de Um Filme-Esmola / A Sagrada Família”, produção de 1972 do Centro Português de Cinema, de que houve várias versões, tornando-se durante largos anos um filme invisível. “A Comédia de Deus” foi, em 1995, a segunda parte da saga da personagem de João de Deus criada e interpretada por João César Monteiro no anterior “Recordações da Casa Amarela”.

 

 

Paulo Filipe Monteiro é dramaturgo, encenador, argumentista, realizador e ator de teatro e cinema. Ensina drama, cinema e ficção na Universidade Nova de Lisboa onde, em 1995, se doutorou com uma investigação sobre cinema português. 

Paulo Filipe Monteiro apresenta sessões João César Monteiro
Fragmentos de Um Filme-Esmola
em cima e foto de entrada: A Comédia de Deus