Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Conferências
Data: 29/10/2014
Os primeiros anos do cinema de Werner Schroeter por Stefan Drössler
Os primeiros anos do cinema de Werner Schroeter por Stefan Drössler

A retrospetiva dedicada à obra de Werner Schroeter, em destaque na programação de novembro e dezembro na Cinemateca, é precedida de uma conferência sobre os primeiros e desconhecidos anos do seu cinema, por Stefan Drössler, já no próximo sábado, 1 de novembro, às 19h30, na sala Luís de Pina, numa iniciativa organizada em colaboração com a Cinemateca de Munique e o Goethe Institut.

 

Nome fundamental do "Novo Cinema Alemão" dos anos 70, autor de uma vasta, mas não devidamente conhecida obra, realizada entre 1967 ("Verona") e 2008 ("Nuit de Chien"), iniciada no formato do 8mm,  marcada por uma visão irredutivelmente pessoal, o gosto pela ópera, o sentido do belo, Werner Schroeter (1945-2010) foi, nas palavras de Hans Jurgen Syberberg, "um dos artistas verdadeiramente revolucionários da nossa época", alguém cuja obra "terá um dia um lugar na história do cinema análogo ao que seria um lugar na literatura algures entre Novalis, Lautréamont e Céline" na antevisão de Rainer Werner Fassbinder.

 

Conhecido em Portugal, onde filmou nos anos 80 "Der Rosenkonig / O Rei das Rosas", e onde vários dos seus filmes têm sido mostrados, na Cinemateca mas também, nos últimos anos, no circuito comercial, o conjunto do trabalho de Schroeter foi durante largas décadas praticamente invisível. É sobre a sua fase inicial que incide a conferência de Drossler - "Werner Schroeter: Os Primeiros Anos", incluindo a projeção de excertos dos muito raros títulos de 1967-68 filmados em 8mm.

Diretor da Cinemateca de Munique desde 1999, Stefan Drössler é conferencista e professor convidado em universidades como as de Nova Iorque, Yale ou Harvard. Publica regularmente em revistas internacionais e é autor de livros sobre história e tecnologia de cinema (é particularmente conhecedor do cinema alemão, da obra de Orson Welles e da história do 3-D), bem como restauro de filmes, domínio que é outra das suas especializações. Acompanhou restauros de filmes designadamente de Ernst Lubitsch, Max Ophuls (por exemplo, o de "Lola Montès", que apresentou na Cinemateca) ou Orson Welles, para além do recente trabalho de restauro de filmes da fase inicial da obra de Werner Schroeter. Próximo do cineasta alemão desde finais dos anos 90, quando discutiram pela primeira vez a dificuldade de exibição dos filmes de Schroeter devido a problemas de direitos e negativos por localizar, empenhou-se ao longo de vários anos na possibilidade da visibilidade desta obra, que o Goethe Institut viria a apoiar permitindo a organização de retrospetivas como a que agora se apresenta em Lisboa.

 

A conferência é proferida em inglês, sem tradução simultânea.

Os primeiros anos do cinema de Werner Schroeter por Stefan Drössler
em cima: Goldflocken / Les Flocons d'Or (Werner Schroeter, 1976)
no topo: Der Tod der Maria Malibran / "A Morte de Maria Malibran" (Werner Schroeter, 1971)
foto de entrada: Maria Callas Portrat / "Retrato de Maria Callas" (Werner Schroeter, 1968)