Decorrendo no dia 20 de julho, às 19h30, a sessão FILMES DOMÉSTICOS / IMAGENS COLONIAIS está inscrita no âmbito do ciclo ANIM, 30 ANOS, que ao longo de 2026 assinala o trigésimo aniversário do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), o polo das atividades de conservação e acesso às coleções fílmicas da Cinemateca a par do trabalho desenvolvido nas áreas da programação e exibição e da documentação.
Esta nova etapa do programa aborda a componente de acesso e investigação das coleções fílmicas da Cinemateca. A sessão tem apresentação do argumentista e realizador Falcão Nhaga e é composta por uma seleção de filmes domésticos rodados por portugueses brancos em territórios colonizados entre as décadas de 1950, 1960 e 1970, de entre os diversos materiais custodiados pela Cinemateca em resultado de numerosas doações e depósitos de numerosas famílias. Estes foram visionados pelo realizador no contexto de um estágio de mestrado em Antropologia.
“A partir das experiências no arquivo, meço as possibilidades do filme doméstico como documento para o estudo de ‘imagens coloniais’, levando em conta a sua materialidade e a obscuridade de sentido do seu conteúdo imagético, em especial face à reprodutibilidade e remediação digital.” (Falcão Nhaga)