Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: PROGRAMAÇÃO
Data: 04/10/2018
Olaf Möller na Cinemateca
Olaf Möller na Cinemateca
Bem conhecido dos espectadores da Cinemateca (foi um dos convidados da rubrica HISTÓRIAS DO CINEMA e colaborou no Ciclo "República Federal da Alemanha: Amados e Rejeitados"), Olaf Möller regressa a Lisboa para apresentar três sessões do Ciclo 1948, que nasceu de uma proposta sua e na qual colaborou com a Cinemateca.

Os filmes a apresentar pelo crítico e programador austríaco são: MOLODAYA GVARDYIA ("A JOVEM GUARDA"), de Sergei Gerasimov (segunda-feira, dia 8, 21h30); 1984, de Michael Anderson (terça-feira, dia 9, às 19h); e THE SNAKE PIT (O FOSSO DAS VÍBORAS), de Anatole Litvak (quinta-feira, dia 11, às 15h30).
08/10/2018, 21H30 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO
MOLODAYA GVARDYIA
"A JOVEM GUARDA"

de Sergei Gerasimov
com Vladimir Ivanov, Inna Makarova, Nonna Mordyukova
URSS, 1948 - 189 min / legendado eletronicamente em português | M/12
 
Um dos mais épicos e espetaculares tratamentos da Segunda Guerra Mundial feitos pelo cinema da União Soviética. O filme de Gerasimov passa-se em 1942, nos primeiros tempos da invasão nazi, e na zona ocidental da URSS, aquela que rapidamente ficou sob ocupação das forças invasoras. Aí, perante o colapso militar, uma organização formada essencialmente por adolescentes ("a jovem guarda") dedica-se a atividades de guerrilha e sabotagem, prejudicando a estabilidade do exército alemão. Foi um grande momento de consolidação de regime de Estaline (que naturalmente adorou o filme), explorando a fundo o patriotismo da população. E um sucesso colossal, um dos maiores da história do cinema soviético: 48 milhões de espectadores foram vê-lo. Primeira exibição na Cinemateca.
 
09/10/2018, 19H00 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO
1984
de Michael Anderson
com Edmond O’Brien, Michael Redgrave, Jan Sterling, Donald Pleasence
Reino Unido, 1956 - 90 min / legendado eletronicamente em português | M/16
 
Adaptação do famoso livro de George Orwell que, em 1948, anteviu para o então futuro ano de 1984 uma sociedade totalitária em que a vigilância controla tudo e todos. “Big Brother is watching you” é uma ideia que vem daqui, como vem daqui a ideia do uso da linguagem como uma codificação extrema e mecanismo de controlo do pensamento. Inevitavelmente, em 1984 fez-se um remake com John Hurt e Richard Burton nos papéis que em 1956 couberam a Edmond O’Brien e a Michael Redgrave.
 
11/10/2018, 15H30 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO
THE SNAKE PIT
O FOSSO DAS VÍBORAS

de Anatole Litvak
com Olivia de Havilland, Mark Stevens, Leo Genn, Celeste Holm
Estados Unidos, 1948 - 108 min / legendado eletronicamente em português | M/12
 
Retrato duro e implacável das condições de vida e de tratamento nos hospitais psiquiátricos americanos. O filme foi de tal maneira um choque para o público que contribuiu, e muito, para o melhoramento dessas instituições. Impressionante desempenho de Olivia de Havilland que lhe valeu a nomeação para o Óscar de melhor atriz.