Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: edições cinemateca
Data: 07/12/2018
O lançamento do DVD de A REVOLUÇÃO DE MAIO
O lançamento do DVD de A REVOLUÇÃO DE MAIO
A REVOLUÇÃO DE MAIO (António Lopes Ribeiro, 1937)

O lançamento do DVD de A REVOLUÇÃO DE MAIO terá lugar no dia 12 de dezembro, pelas 18h30, na Livraria Linha de Sombra/Cinemateca e contará com as presenças do Diretor da Cinemateca, José Manuel Costa, e do historiador Fernando Rosas. 

A REVOLUÇÃO DE MAIO, de António Lopes Ribeiro, é a mais recente edição em DVD da Cinemateca, com lançamento previsto para o próximo dia 12 de dezembro. Realizado em 1937, a REVOLUÇÃO DE MAIO foi o mais importante filme de propaganda produzido pelo Estado Novo. O argumento de António Ferro e António Lopes Ribeiro conta a história de um “agitador bolchevique” que acabará por se converter ao Estado Novo. Feito no contexto da Guerra Civil de Espanha e do endurecimento da ditadura portuguesa, A REVOLUÇÃO DE MAIO foi uma grande produção filmada em vários pontos do país e que combina cenas de ficção e um drama amoroso com excertos de documentários de propaganda do salazarismo — incluindo, por exemplo, o célebre “discurso de Braga” de Salazar em 1936. Este filme é uma obra fundamental para a história da cinema de propaganda e para a compreensão crítica do regime salazarista.
Como complementos, esta edição inclui ainda a curta-metragem A REVOLUÇÃO DE MAIO: VERSÃO CONDENSADA (1941) e um comentário áudio do historiador Fernando Rosas, bem como uma brochura ilustrada de 76 páginas com textos de João Bénard da Costa, Luís Reis Torgal e Eduardo Morettin.

Depois de JORNAL PORTUGUÊS, o jornal de atualidades produzido pelo regime salazarista entre 1938 e 1951, A REVOLUÇÃO DE MAIO é o segundo título da linha de edição em DVD da Cinemateca de cinema de propaganda do Estado Novo. Com esta coleção, a Cinemateca pretende apresentar de forma contextualizada fontes incontornáveis para o estudo crítico deste período da história contemporânea de Portugal.

A REVOLUÇÃO DE MAIO estará disponível em DVD a partir de dezembro de 2018 na Livraria Linha de Sombra/Cinemateca e nas lojas FNAC.
O lançamento do DVD de A REVOLUÇÃO DE MAIO