Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 09/12/2014
O duplo no cinema alemão de 1913 em duas sessões de sábado, 13
O duplo no cinema alemão de 1913 em duas sessões de sábado, 13

 O cinema mudo alemão do “doppelgänger”, o tema do duplo, está em destaque na programação do próximo sábado, 13, com a projeção de dois títulos de 1913, “Der Student von Prag / “O Estudante de Praga”, de Stellen Rye e Paul Wegener, e “Der Andere / “ Outro”, de Max Mack, respectivamente às 19h e às 21h30, a apresentar por Gerald Bär, numa iniciativa organizada em colaboração com o Goethe Institut.


Baseado num conto de Edgar Allan Poe, “Der Student von Prag”, de que viria a ser filmada uma nova versão em 1926, por Henrik Galeen, destaca-se pelo uso das sobreposições, do duplo ecrã, do trabalho da fotografia no tratamento do tema do “doppelgänger”. A apresentar pela primeira vez na Cinemateca, numa variação da história de “Dr. Jeckyll and Mr. Hyde”, “Der Andere” é um título célebre da cinematografia alemã dos anos dez, considerado um exemplo seminal da obsessão do cinema alemão pelo “duplo” por Siegfried Kracauer. Ambos os filmes são títulos fundamentais do “Autorenfilm” alemão anterior à Primeira Guerra Mundial.

Gerald Bär, radicado em Portugal desde 1987 e atualmente professor na Universidade Aberta, é também um autor que tem estudado com particular atenção a persistência do “doppelgänger” na cultura alemã.

O duplo no cinema alemão de 1913 em duas sessões de sábado, 13
fotos: Der Andere / "O Outro" (Max Mack, 1913)