Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 01/05/2013
O cinema e o trabalho da memória - Refletir o Holocausto
O cinema e o trabalho da memória - Refletir o Holocausto

Entre 6 e 11 de maio, a partir da projeção de dez filmes realizados entre 1943 e 2010, numa série de sessões intituladas a partir de título fundamental de Alain Resnais em 1956, "Noite e Nevoeiro", a Cinemateca propõe um programa que reflete sobre o Holocausto e é comentado por escritores, ensaístas, historiadores, políticos, professores e realizadores.

 

O programa reúne filmes diretamente centrados no Holocausto, como "Majdanek" e "Ostatni Etap /A Última Etapa", os dois títulos polacos de 1945 e 1947 que abrem o Ciclo, às 19h de dia 6, numa sessão apresentada por Nuno Júdice, mas também "Pasaserka" (no mesmo dia, às 21h30), a debater por Mário de Carvalho e Rui Cardoso Martins), o próprio "Nuit et Brouillard" (7, 21h30), que será comentado por Eduardo Lourenço e Isabel Moreira, e ainda os monumentais "Hotel Terminus" de Marcel Ophuls (às 19h de dia 10) e "Shoa" de Claude Lanzmann (11, 15h30), a apresentar respetivamente por Isabel Capeloa Gil e Bragança de Miranda.

 

Incluem-se ainda dois títulos clássicos de 1943, por Fritz Lang e Jean Renoir, contemporâneos da Segunda Guerra que seguem histórias de Resistência pressentindo a monstruosidade do que se passava: "Hangmen also Die /Os Carrascos também Morrem" é apresentado por Teresa Pina (8, 19h); "This Land Is Mine /Esta Terra É Minha", por António Sampaio da Nóvoa (9, às 19h). Dos anos 2000 portugueses, estão programados "Sob Céus Estranhos" de Daniel Blaufuks e "Fantasia Lusitana" de João Canijo (7, 19h e 8, 21h30). O primeiro é apresentado por Blaufuks e Richard Zimler, o segundo por Canijo, Medeiros Ferreira e Daniel Oliveira.

O Ciclo é organizado em colaboração com a Fundação Luso-Americana, na sequência da conferência internacional "Portugal e o Holocausto - Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro", uma iniciativa da FLAD, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, realizada em outubro de 2012 na Gulbenkian.

 

Consulte ou descarregue aqui o programa integral do Ciclo "Noite e Nevoeiro" (formato PDF).

O cinema e o trabalho da memória - Refletir o Holocausto
no topo: Shoa (Claude Lanzamann, 1985)
em cima: Hangmen also Die (Fritz Lang, 1943)
foto de entrada: Sob Céus Estranhos (Daniel Blaufuks, 2002)