Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: PROGRAMAÇÃO
Data: 04/04/2024
O Último Mergulho do FILMar na Cinemateca
O Último Mergulho do FILMar na Cinemateca
O projeto FILMar da Cinemateca Portuguesa, financiado pelo programa Cultura dos EEAGrants, chega em abril ao seu último mês. Para celebrar a ocasião, serão várias as iniciativas a acontecer na Cinemateca no âmbito do novo Ciclo FILMar: Chegada a Bom Porto, entre sessões e lançamentos de novas edições em livro, para além das exibições programadas pelo projeto, ao longo do mês, no território nacional e ilhas.

Na Cinemateca, o projeto irá dar um especial enfoque ao diálogo entre a produção cinematográfica portuguesa e norueguesa, através de três primeiros momentos, repartidos por três sábados, onde serão exibidos filmes menos reconhecidos destas cinematografias. Entre os filmes noruegueses programados neste primeiro período de abril do projeto FILMar, todos digitalizados pelo Norsk Film Institutt, KIMEN de Erik Solbakken (no dia 13 de abril às 19h30) e SWEETWATER (no dia 20 de abril às 19h) de Lasse Glomm serão estreias absolutas em Portugal.

Após esta primeira fase, com sessões agendadas para os dias 6, 13 e 20 de abril, o projeto FILMar fará a sua despedida na Cinemateca no dia 30, com uma programação exclusivamente dedicada ao projeto, entre sessões e novos lançamentos de livros. Para além das sessões já anunciadas no jornal de abril para esse dia, as iniciativas irão iniciar-se pela hora do almoço, com a apresentação de uma nova obra, editada em parceria com a Tinta da China, acerca do filme CATEMBE de Manuel Faria de Almeida, que contará com a presença do realizador, acompanhado pela professora e investigadora, Maria do Carmo Piçarra.
Às 17h30 terá lugar a apresentação de um novo catálogo da Cinemateca dedicado ao trabalho de cineasta de Jorge Silva Melo, intitulado Jorge Silva Melo – Viver Amanhã Como Hoje. A apresentação antecede a sessão das 19h, com a exibição do filme Agosto, obra seminal de Jorge Silva Melo na realização para cinema.  Destaque, ainda, para a sessão Curtas Mudas Norueguesas, a decorrer pelas 19h30, que contará com a presença de Tina Anckarman, especialista em cinema mudo norueguês, e acompanhamento ao piano por Filipe Raposo.  

Por fim, pelas 20h, será o momento de lançamento das últimas edições do projeto FILMar, nas quais se incluem um Caderno da Cinemateca dedicado ao trabalho de Carlos Vilardebó, uma coleção das Folhas da Cinemateca atribuídas às sessões deste projeto desde a sua formação em 2020, e um catálogo final do projeto. Serão apresentadas, também nesta ocasião, duas novas edições em DVD: Os Faroleiros de Maurice Mariaud, e Heróis do Mar de Fernando Garcia.

No dia 30 de abril, todas as sessões e lançamentos de novas edições serão de entrada livre. As sessões de cinema estão sujeitas, ainda assim, ao levantamento de bilhete 30 minutos antes do início da sessão. Já os lançamentos não se encontram sujeitos ao levantamento de bilhete, e irão decorrer no Átrio da Livraria Linha de Sombra e na Esplanada do Restaurante 39 Degraus, no primeiro piso do edifício da Cinemateca.

Consulte aqui as sessões programadas para este Ciclo.