Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 22/02/2013
O Suspense hitchcockiano de março
O Suspense hitchcockiano de março

Hitchcock é a proposta de fundo da programação de março na Cinemateca, com o regresso de vinte e cinco dos filmes da sua fundamental obra, vinte e cinco títulos Hitchcock da coleção da Cinemateca, que já organizou duas retrospetivas integrais propondo agora, neste momento de ressurgimento do interesse público por ela e pela figura de Hitchcock, novo olhar de conjunto sobre o trabalho do “mestre do suspense”, nas diferentes fases da sua filmografia. A retrospetiva, intitulada “O Vertiginoso Sr. Hitchcock”, tem início a 1 de março, com “Rebecca” e “Blackmail”, atravessando o mês.

Um núcleo de filmes significativos da cinematografia soviética recentemente entrados na coleção da Cinemateca por atos de depósito é outro destaque importante, estando programados títulos de Aleksei German, Grigori Kozintsev, Leonid Trauberg, Mark Donskoi, Vera Stroyeva, Leonid Bykov, Rolan Bykov, Eldar Shengelaya, Elem Klimov, Nikita Mikhalkov e Andrei Konchalowski. A exibir no contexto da rubrica regular de programação “Foco no Arquivo”, os quinze títulos que compõem o programa foram depositados na Cinemateca por iniciativa da Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin e pela Embaixada da Federação Russa.

 

Entre as várias outras propostas de março, destaque ainda para uma mostra de filmes de Heinz Emigholz e de vídeos de Sérgio Taborda, organizada em colaboração com o Goethe-Institut.

O Suspense hitchcockiano de março
em cima: Rebecca (Alfred Hitchcock, 1940) / foto de rodagem
no topo: Marnie (Alfred Hitchcock, 1964)