Ao longo do mês de outubro, a Cinemateca irá dar a ver um conjunto de títulos fundamentais do “período áureo” do cinema búlgaro, em grande parte inéditos nas salas da Cinemateca.
O MODERNO CINEMA DA BULGÁRIA: DIÁLOGOS COM O PASSADO é o título deste programa, que a Cinemateca realiza em colaboração com o Bulgarian National Film Archive e o apoio da Embaixada da República da Bulgária em Portugal.
Percorrendo uma cronologia que vai do princípio dos anos 60 aos primeiros anos da década de 80, o Ciclo abarca um conjunto de filmes produzidos no período comunista da Bulgária, onde se destacam títulos como NA NEZNAYNIYA VOIN/O Soldado Desconhecido, de Rangel Valchanov (que a Cinemateca exibira já na década de 80, no âmbito do programa “Semana do Cinema Búlgaro”), mas também A BYAHME MLADI/ Éramos Jovens, obra de estreia de um dos nomes maiores da nova vaga búlgara, Binka Jeliaskova, ou KOZIYAT ROG / O Corno de Cabra, drama histórico de Metodi Andonov, considerado um dos títulos mais amados do moderno cinema búlgaro.
KOZIYAT ROG, de Metodi Andonov abrirá o presente ciclo no próximo dia 9 de outubro (quarta-feira) pelas 19h, na Sala M. Félix Ribeiro.