Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 21/06/2023
O Documentário em Marcha: Conturbados Anos 30 na América do New Deal
O Documentário em Marcha: Conturbados Anos 30 na América do New Deal
Em outubro regressa mais uma colaboração da Cinemateca com o Doclisboa. Este ano, a retrospectiva conjunta concentra-se nos anos 1930 e no trabalho dos documentaristas que retrataram um período bastante conturbado na História dos EUA, marcado pelas políticas económicas do New Deal, promovidas pelo presidente Franklin D. Roosevelt.
 
Se o olhar de escritores como John Steinbeck sobre esta época entrou para o imaginário popular, relatando as agruras de um tempo de grandes dificuldades com a promessa de uma sociedade mais justa e solidária apoiada por um Estado que não deixa ninguém para trás, esta foi também uma década onde o documentário floresceu. Vários foram os autores que pegaram nas suas câmaras para retratar aquele período, criando um movimento geral que se encontrava, então, em curso por todo o mundo: o do Documentário.
 
Neste ciclo centrado no New Deal serão apresentadas obras de nomes como Pare Lorentz e os realizadores de coletivos como a Film and Photo League, a NYkino e a Frontier Films, destacando-se, entre eles, Herbert Kline, Irving Lerner, Leo Hurwitz, Paul Strand, Ralph Steiner e Willard Van Dyke. Autores que se propunham atacar os problemas candentes do momento, mas também projetaram soluções para o dia de amanhã, antecipando conflitos sangrentos dentro e fora de portas e sonhando com uma nova paisagem social, política e, inclusive, ambiental.
 
Abrindo as portas para este importante ciclo, a Cinemateca e o Doclisboa organizam no próximo dia 7 de julho, às 21h45, à Esplanada, uma sessão de antecipação com um trio de títulos que integram esse vasto programa.
 
FOOTNOTE TO FACT
de Lewis Jacobs
Estados Unidos, 1933 – 8 min
Sem diálogos | M/12
 
MILLIONS OF US. A STORY OF TODAY
de Tina Taylor, Slavko Vorkapich
Estados Unidos, 1934 – 17 min
Cartões em inglês legendados eletronicamente em português | M/12
 
HANDS
de Ralph Steiner, Willard Van Dyke
Estados Unidos, 1934 – 4 min
Sem diálogos | M/12