Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições; Publicações
Data: 18/06/2012
O Cinema de António de Macedo em projeção
O Cinema de António de Macedo em projeção

A retrospetiva integral da obra cinematográfica de António de Macedo, a decorrer na Cinemateca entre 22 de junho e 31 de julho, arranca na sessão das 21h30 da próxima sexta-feira, 22, com a apresentação de “O Princípio da Sabedoria”, na presença de António de Macedo, e vai ser acompanhada pela publicação de um catálogo.

 

“O Cinema de António de Macedo”, surgido nos anos sessenta do Cinema Novo para uma travessia de várias décadas do cinema português, de que o cineasta se afastou depois de “Chá Forte com Limão” (1993), tem a marca da proliferação, particularmente evidente nos primeiros anos, e do impulso experimental, um dos seus elementos recorrentes. Propondo uma visão de conjunto, a integral inclui filmes de longa e curta-metragem.

Atualmente em preparação, o catálogo concebido para acompanhar a retrospetiva da obra de Macedo é da responsabilidade editorial de Manuel Mozos, e inclui uma extensa entrevista ao realizador. Para além de uma antologia de textos e da filmografia completa da obra de Macedo, do catálogo constam ainda textos originais de Maria João Seixas (“As Horas de Macedo”), João Lopes (“Histórias da Cidade”) e João Monteiro (“António de Macedo, Cineasta Punk ou A Arte de Fazer Inimigos”). De António de Macedo será ainda publicado “A Caução de Lisboa”, texto de 1993.

O Cinema de António de Macedo em projeção
fotos, de cena e rodagem: Domingo à Tarde (António de Macedo, 1965)