Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Edições
Data: 14/12/2020
O AUTO DA FLORIPES disponível em DVD
O AUTO DA FLORIPES disponível em DVD
A Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema vai lançar em DVD o filme O AUTO DA FLORIPES, o primeiro grande trabalho realizado pela secção de cinema experimental do Cineclube do Porto, numa coedição com o cineclube portuense.
 
Filmado em 1959, terminado em 1962 e mostrado pela primeira vez ao público em 1963, O AUTO DA FLORIPES registou pela primeira vez em filme uma tradição popular que remonta aos séculos XVI-XVII interpretada pela população do Lugar das Neves. Este espectáculo, que integra elementos de pantomima, recitativos e bailados, é o ponto alto da romaria da Senhora das Neves, que se realiza anualmente naquela aldeia minhota. A par da representação do auto, o filme regista, numa primeira parte, a povoação e os seus habitantes nas suas atividades quotidianas, tornando O AUTO DA FLORIPES um documento fundamental da época e um dos primeiros filmes realizados em Portugal com estas características.
 
Sobre O AUTO DA FLORIPES Henrique Alves Costa, uma das figuras históricas mais importantes do Cineclube do Porto, revelou que “as filmagens do Auto (que era impossível repetir) estiveram sujeitas a todos os percalços e contingências, inexperiência e falta de bom material técnico. (…) Mas não foi por falta de empenho, de entusiasmo, de cuidados, de esforço e até de alguns sacrifícios. De resto, nunca se tentou, em Portugal, fazer um filme desta natureza e poucas vezes algo terá sido feito, em trabalho de grupo, com tanto amor e tão poucos recursos técnicos e financeiros.”
O projeto de restauro de O AUTO DA FLORIPES iniciou-se em 2019, numa parceria entre o Cineclube do Porto e a Cinemateca Portuguesa com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Este projeto consiste no restauro, digitalização e edição em DVD do filme, protegendo-o e tornando-o mais acessível através da sua digitalização. Insere-se no contexto de um projeto maior de valorização do património e acervo do Clube Português de Cinematografia - Cineclube do Porto. O filme fica igualmente disponível a partir de agora para sessões em sala em formato DCP (empréstimos: acesso@cinemateca.pt).
 
O lançamento da edição DVD de O AUTO DA FLORIPES será oportunamente anunciado. A edição está desde já à venda nas lojas FNAC e na Livraria Linha de Sombra/Cinemateca: www.linhadesombra.com
 
Mais informações sobre O AUTO DA FLORIPES