Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: PROGRAMAÇÃO
Data: 27/08/2018
Novo Godard na reabertura da Cinemateca
Novo Godard na reabertura da Cinemateca
Depois da habitual pausa nas projeções em agosto, as sessões regressam à Cinemateca já no próximo sábado, dia 1 de setembro, às 21h30, com a primeira apresentação em Portugal de “Livro de Imagem”, o mais recente filme de Jean-Luc Godard, numa sessão especial organizada em colaboração com a Midas Filmes.
 
No final da sessão, encontro marcado na esplanada da Cinemateca onde convidamos os nossos espectadores para beber um copo e para o anúncio de todas as atividades públicas que assinalarão os 70 anos da Cinemateca. Os bilhetes para a sessão de reabertura estarão à venda a partir de hoje, dia 27 de agosto, na Bilheteira Online da Cinemateca e na Bilheteira da Cinemateca no próprio dia da sessão no horário normal da Bilheteira (14h30 às 15h30 e das 18h00 às 22h00).
 
Os principais destaques da programação da Cinemateca em setembro incluem o arranque da retrospetiva integral da obra de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (que prossegue por outubro) e a presença de Bernard Eisenschitz para uma edição particular de “Histórias do Cinema”, dedicada ao trabalho do realizador, a decorrer entre 24 e 28 de setembro, com filmes de e sobre Jean Vigo, Robert Bresson, Ingmar Bergman, Orson Welles e Charles Laughton.
Nas nossas salas assinalamos também o centenário de Rita Hayworth e recordamos os realizadores Milos Forman, Ermanno Olmi e Nelson Pereira dos Santos recentemente falecidos. Haverá ainda duas sessões especiais de homenagem à arquivista Joana Pimentel (1953-2018), no dia 6, às 21h30, com a projeção de “Voyage en Angola” (Marcel Borle, 1929); e ao jornalista e realizador António Loja Neves (1953-2018), com a apresentação de “O Silêncio” (por ele correalizado com José Manuel Alves Pereira) no dia 7 de setembro, às 21h30.
 
A colaboração com o Queer Lisboa este ano traduz-se no Ciclo “O Vírus-Cinema: Cinema Queer e VIH/SIDA” entre 15 e 22 de setembro. Também em parceria, mas com o MOTELX, as sessões de cinema ao ar livre na Esplanada 39 Degraus propõem oito títulos de terror, para ver às sextas e sábados de setembro, sempre às 22h30.
 
Por fim, no dia 29, terá lugar o lançamento do primeiro volume de “Escritos sobre cinema de João Bénard da Costa”, uma edição da Cinemateca que reúne os textos de João Bénard da Costa, como “folhas” de sala e textos para catálogos de sessões e ciclos apresentados na Cinemateca e na Fundação Calouste Gulbenkian.
 
Consulte o programa aqui