Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Edições da Cinemateca
Data: 09/07/2018
Nova edição DVD da Cinemateca: O TÁXI N.º 9297, de Reinaldo Ferreira
Nova edição DVD da Cinemateca: O TÁXI N.º 9297, de Reinaldo Ferreira
Lançamento no próximo dia 12 de julho, às 18h30, na livraria Linha de Sombra, com a presença de Ricardo Vieira de Lisboa (autor do video-ensaio sobre Reinaldo Ferreira que acompanha o DVD) e de Tiago Baptista, diretor do ANIM.

O TÁXI N.º 9297, de Reinaldo Ferreira (o célebre  jornalista português do início do século XX que assinava as peças como Repórter X), é a mais recente edição em DVD da Cinemateca, com lançamento no próximo dia 12 de julho às 18h30, na livraria Linha de Sombra, com a presença de Ricardo Vieira de Lisboa (autor do video-ensaio sobre Reinaldo Ferreira que acompanha o DVD) e de Tiago Baptista, diretor do ANIM. Realizado em 1927, O TÁXI N.º 9297 foi um dos títulos da efémera produtora Repórter X Film, para a qual Reinaldo Ferreira escreveu e realizou vários filmes. Inspirado pelos serials de mistério europeus e americanos, o filme dramatiza um caso que abalou o país e que Ferreira investigara em várias reportagens: o homicídio da atriz Maria Alves pelo seu empresário Augusto Gomes.  Um documento singular sobre a sociedade e a cultura portuguesas nos anos 1920, O TÁXI N.º 9297 é o terceiro título da linha de edição de cinema mudo português da Cinemateca.
Como complementos, esta edição inclui a curta-metragem cómica RITA OU RITO?..., de Reinaldo Ferreira (1927), e o ensaio audiovisual OS MOTIVOS DE REINALDO, de Ricardo Vieira Lisboa, sobre os filmes do Repórter X, bem como uma brochura ilustrada de 76 páginas com textos em Português e Inglês. Todos os filmes têm acompanhamentos musicais ao piano inéditos compostos e interpretados por Filipe Raposo propositadamente para esta edição.

Com a linha de edição de DVDs de cinema mudo português, a Cinemateca pretende apresentar filmes de um período que vai entre 1896 e 1930, das obras do pioneiro Aurélio Paz dos Reis aos títulos do final do mudo assinados por Leitão de Barros, pouco conhecidos do grande público, apesar de serem apresentados regularmente nas salas da Cinemateca. O TÁXI N.º 9297 estará disponível a partir de 12 de julho.