Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibição
Data: 23/04/2025
Nova cópia digital restaurada de GLÓRIA com estreia internacional em Las Palmas
Nova cópia digital restaurada de GLÓRIA com estreia internacional em Las Palmas
Depois de ter sido apresentada no Sardoal em outubro passado, numa sessão organizada em colaboração com o Espalhafitas - Cineclube de Abrantes e o Município de Sardoal, no âmbito do programa europeu A Season of Classic Films da Associação das Cinematecas Europeias, a nova cópia de GLÓRIA, de Manuela Viegas, terá a sua estreia internacional na próxima edição do Festival Internacional de cine Las Palmas de Gran Canaria, que decorrerá entre 25 de abril e 4 de maio.
 
Estreado em 1999 no Festival de Berlim, quando foi a primeira vez que um filme português chegou à secção competitiva daquele festival, GLÓRIA é até à data o único filme realizado por Manuela Viegas, que trabalhou sobretudo como montadora em obras de realizadores como João César Monteiro, Pedro Costa ou Joaquim Sapinho.  GLÓRIA é uma abertura para um universo individual fascinante e uma das representações mais significativas no cinema português da nebulosa transição da infância para a idade adulta.
 
A nova cópia digital restaurada resulta da digitalização em 4K, por imersão em janela líquida, do negativo original de câmara em 35mm e do negativo original de som ótico, materiais preservados pela Cinemateca Portuguesa. A digitalização, restauro digital e correção de cor foram realizadas numa parceria entre a Cineric Portugal e a Irma Lucia Efeitos Especiais, e o restauro digital do som foi feito pelo Billyboom Studio, em 2024, usando uma cópia de distribuição como referência. A digitalização e restauro deste filme foram supervisionados pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Medida integrada no programa Next Generation EU.
 
Mais informações sobre 24ª edição do Festival Internacional de cine Las Palmas de Gran Canaria aqui.