Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 26/02/2015
Nicolas Rey - realizador convidado em março
Nicolas Rey - realizador convidado em março

Depois de, no início de uma rubrica que se pretende de periodicidade regular em 2015, Pedro Costa ter concebido, apresentado e acompanhado um programa especial em janeiro, o francês Nicolas Rey é o segundo “realizador convidado” da Cinemateca em março, mês ao longo do qual decorre o programa de vinte sessões (fora segundas passagens), vinte filmes e dois “Encontros”, que aqui  se pode consultar em detalhe.

Da filmografia de Rey, mostram-se “Autrement, la Molussie” (a 2 e a 21), “Schuss!” (a 3 e a 20) e “Les Soviets Plus l’Électricité” (a 5 e a 14), realizados entre 2001 e 2012. Nos dois “Encontros” previstos (a 11 e a 19) o centro do debate são os laboratórios de cinema analógicos, a partir da experiência do colectivo L’Abominable, laboratório de que Rey é um dos fundadores, e a projeção cinematográfica. Nicolas Rey vai estar em Lisboa a partir de dia 9, para acompanhar pessoalmente todas as sessões do Ciclo.

 

Das obras escolhidas por Nicolas Rey para “o diálogo” que o programa propõe, constam filmes de Martine Rousset, Maria Kourkouta, Mahine Rouhi, Olivier Fouchard, Nathalie Nambot, Maki Berchache, Aleksandr Balagura, do coletivo Cinema Action, e de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, Chantal Akerman, Chris Marker, Alexander Sokurov, António Reis e Margarida Cordeiro, Marguerite Duras, James Benning. Cronologicamente, o programa “recua” aos anos setenta, com obras de Straub e Huillet (“Lições de História”), Reis e Cordeiro (“Trás-os-Montes”) e Duras (“Le Camion”), apresentando sobretudo obras realizadas a partir dos anos noventa.

Nicolas Rey - realizador convidado em março
no topo: Les Soviets Plus l'Éléctricité (Nicolas Rey, 2001)
em cima e foto de entrada: Autrement, la Molussie (Nicolas Rey, 2001)