Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 22/12/2013
Muriel na última escolha de 2013 de Seixas Santos
Muriel na última escolha de 2013 de Seixas Santos

"Muriel ou le Temps d'un Retour" de Alain Resnais (1963) é o filme da últilma escolha de Alberto Seixas Santos em 2013, a apresentar a 27 de dezembro, às 19h, concretizando uma iniciativa iniciada em fevereiro deste ano com a proposta de uma sessão mensalmente escolhida e apresentada seguindo o critério da vontade de dar a ver e falar de filmes pessoalmente considerados por Seixas Santos como títulos dos mais belos da História do Cinema mas insuficientemente apreciados.

 

O elenco dos títulos apresentados é composto por "Madame De..." de Max Ophuls, "Le Carrosse d'Or" de Jean Renoir, "L'Innocente" de Luchino Visconti, "How Green was My Valley" de John Ford, "Till Gladje" de Ingmar Bergman, "Mouchette" de Robert Bresson, "Lilith" de Robert Rossen e "Germania Anno Zero" de Roberto Rossellini.

"Muriel ou le Temps d'un Retour" foi a terceira longa-metragem de Resnais, seguindo-se, na sua obra, a "Hiroshima Mon Amour" e "L'Année Dernière à Marienbad" (1959/61), e a sua segunda colaboração com Jean Caryol, que já fora responsável pelo argumento de "Nuit et Brouillard" (1955), e ainda com Delphine Seyrig, sua atriz em "Marienbad". Trabalhando a questão do passado e da memória, com a Guerra da Argélia em fundo e seguindo uma história de vivências quotidianas, "Muriel" é um filme fundamental da filmografia de Resnais. Jean Cocteau chamou-lhe "uma obra-prima terrível".

Muriel na última escolha de 2013 de Seixas Santos