Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 04/02/2015
Meias-noites e "double bills"
Meias-noites e

Em fevereiro, pela segunda vez, há sessões na Cinemateca às meias-noites de sexta-feira e “double bills” todos os sábados à tarde, a partir das 15h30. São sugestões de 2015, para ver cinema “fora de horas”, e em assumidas “sessões duplas” de bilhete único, com intervalo entre a apresentação de dois filmes pela tarde de sábado fora.


As sextas à meia-noite de 6, 13, 20 e 27 de fevereiro têm por eixo a década de sessenta, o seu espírito e o seu “look”, com as variadas propostas de “Barbarella” de Roger Vadim, com Jane Fonda, a partir de uma banda desenhada em adaptação “kitsch”; do britânico “Performance” de Nicholas Roeg e Donald Cammel, com Mick Jagger e Anita Pallenberg, que Marianne Faithfull refere como o filme que melhor captou um certo espírito da Londres da época; do parisiense “Baisers Volés” de François Truffaut, com Jean-Pierre Léaud, ainda em espírito Nouvelle Vague; de “If…” de Lindsay Anderson, com Malcom McDowell, antes de Kubrick o tornar indissociável de “A Laranja Mecânica”.

Os “double bills” de fevereiro propõem olhar em contiguidade para filmes de Billy Wilder e Jean-Luc Godard, John Ford e James Gray, Michelangelo Antonioni e Satyajit Ray, Kenji Mizoguchi e Aki Kaurismaki. Em dupla estão “Kiss Me, Stupid” (1964) e “Notre Musique” (2004), na sessão de dia 7; “She Wore a Yellow Ribbon” (1949) e “We Own the Night” (2007), na sessão de 14; “Il Grido” (1957) e “Kapurush / O Cobarde” (1964), a 21; “O Retrato da Senhora Yuki” (1950) “O Homem sem Passado” (2002), sábado, 28.

Meias-noites e
no topo e foto de entrada: She Wore a Yellow Ribbon (John Ford, 1949)
em cima: Baisers Volés (François Truffaut, 1968)