Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 20/10/2015
Marlen Khutsiev e Jean-Claude Rousseau na Cinemateca em novembro
Marlen Khutsiev e Jean-Claude Rousseau na Cinemateca em novembro

Marlen Khutsiev, a acompanhar uma muito completa retrospetiva da sua obra, e Jean-Claude Rousseau como "realizador convidado", a apresentar a sua obra e filmes da sua escolha marcam com as suas duas fortes presenças o programa de novembro na Cinemateca, que conta ainda com um Ciclo dedicado a realizadores que marcaram os seus filmes também pela sua presença em frente à câmara, tem uma edição "Histórias do Cinema" dedicada a Carl Th. Dreyer por Bernard Eisenchitz, e entre as suas várias outras iniciativas conta com a vinda à Cinemateca de Otar Iosseliani, Elia Suleiman e Jonathan Demme para a apresentação de três sessões organizadas em colaboração com o LEFFEST.

 

A retrospetiva Khutsiev decorre entre 10 e 20 de novembro, propondo-se como a oportunidade de descoberta de uma obra cuja importância e singularidade estão ainda desfasadas de uma efetiva divulgação, e incluindo a apresentação da sua obra inacabada "Ainda Não É Noite" (2007) bem como a curta-metragem "Venice Future Reloaded" (2013), a projetar no decurso de um Encontro com o realizador.

 

"Realizador convidado" da Cinemateca em novembro, Jean-Claude Rousseau vai estar na Cinemateca entre 16 e 27 para acompanhar e apresentar um extenso programa que, para além dos seus próprios filmes, dois dos quais a apresentar em cópias novas 35mm produzidas no laboratório da Cinemateca, inclui uma série de escolhas de que constam filmes de Buñuel, Lang, McCarey, Straub e Huillet, Michael Snow ou Andy Warhol.

A edição das "Histórias do Cinema" decorre na primeira semana do mês, entre 2 e 6, ao longo de cinco sessões-conferência em que Bernard Eisenschitz analisará e comentará a obra de Th. Dreyer.

 

Otar Iosseliani, Elia Suleiman e Jonathan Demme aguardam-se na Cinemateca  entre 7 e 11 de novembro, para virem apresentar filmes seus numa iniciativa em colaboração com o LEFFEST - Lisbon & Estoril Film Festival 2015, em que estão programados "Les Favoris de la Lune", "Le Temps qu'il Reste" e "Rachel Getting Married".

 

A retrospetiva Marlen Khutisev pode ser consultada aqui. E o porgrama "Realizador Convidado | Jean-Claude Rosseau, aqui.

 

atualizado a 27 de outubro.

Marlen Khutsiev e Jean-Claude Rousseau na Cinemateca em novembro
no topo e foto de entrada: Mne Dvadtsat Let / "Tenho Vinte Anos" (Marlen Khutsiev, 1965)
em cima: La Vallée Close (Jean-Claude Rousseau, 1997)