Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação: Exibições
Data: 19/04/2015
Mário Zambujal evoca Crónica dos Bons Malandros de Fernando Lopes
Mário Zambujal evoca Crónica dos Bons Malandros de Fernando Lopes

Mário Zambujal vai estar na Cinemateca na próxima segunda-feira, 20, às 19h30, para acompanhar a projeção do filme "Crónicas do Bom Malandro", realizado por Fernando Lopes a partir da sua obra homónima, num singular retrato da Lisboa dos anos 80 composto a partir de registos díspares em que se incluem a tradição policial, a comédia, a música ligeira e a banda desenhada. A sessão conta tamém com a participação de Lia Gama, atriz do filme, cujo elenco reúne ainda Maria do Céu Guerra, João Perry, Nicolau Breyner, Paulo de Carvalho ou Pedro Bandeira Freire.

 

No dia seguinte, terça-feira, 21, no mesmo horário, António-Pedro Vasconcelos apresenta o seu filme "O Lugar do Morto", que reuniu Ana Zanatti, Pedro Oliveira, Lídia Franco, Teresa Madruga e Manuela de Freitas numa história com elementos do policial e do thriller que deu brado por altura da sua estreia.

"Crónica dos Bons Malandros" de Fernando Lopes" e "O Lugar do Morto" de António-Pedro Vasconcelo, dois filmes de 1984,  foram casos de assinalável popularidade no cinema português dos anos 80.  É com a sua apresentação, em projeções seguidas de debate, que a Cinemateca se associa à iniciativa do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, "Quando Foram os Anos Oitenta?" a decorrer em Lisboa até 21 de abril,  refletindo sobre “o lugar da cultura dos anos oitenta na história portuguesa” também nas áreas da música, da arquitetura, da arte contemporânea.

Mário Zambujal evoca Crónica dos Bons Malandros de Fernando Lopes
no topo e foto de entrada: Crónica dos Bons Malandros (Fernando Lopes, 1984)
em cima: O Lugar do Morto (António-Pedro Vasconcelos, 1984)