Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 21/07/2021
Maria do Mar na abertura do Porto Post Doc
Maria do Mar na abertura do Porto Post Doc
MARIA DO MAR, de Leitão de Barros, com música de Bernardo Sassetti, é o filme de abertura da próxima edição do festival PORTO POST DOC, 21 anos depois de, na sala principal do Rivoli, o compositor ter apresentado a partitura original que a Cinemateca Portuguesa lhe havia encomendado para o primeiro restauro da obra maior do cinema mudo nacional.

A 20 de novembro, a Sinfonietta de Lisboa, conduzida por Vasco Pearce de Azevedo, volta a interpretar uma das obras maiores de Bernardo Sassetti, acompanhando a cópia digital 2K que será, ainda este ano, lançada em DVD.

A sessão, para a qual os bilhetes serão colocados à venda na bilheteira do Teatro Municipal do Porto a partir de 22 de julho, é realizada no âmbito do programa FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa com o apoio do mecanismo financeiro EEAGrants, numa coprodução com o Teatro Municipal do Porto e o Porto Post Doc, e em colaboração com a Casa Bernardo Sassetti.

Maria do Mar é um notável trabalho de integração da paisagem marítima e da vida dos pescadores da Nazaré numa ficção construída à volta do ódio entre duas famílias por causa da morte de um pescador, provocada acidentalmente por outro. Acabará por ser na sequência da união amorosa dos filhos que virá a acontecer a reconciliação. É um trabalho de montagem claramente marcado pela influência da vanguarda soviética da época, onde se notam ainda muitos outros sinais do cinema europeu e americano dos anos vinte do século passado.
Em 1999, por ocasião do restauro do filme Maria do Mar, naquele que seria o primeiro projeto de restauro do laboratório do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, a Cinemateca Portuguesa encomendou a Bernardo Sassetti uma partitura com música original, orquestrada por Vasco Pearce de Azevedo, Bernardo Sassetti e Luís Tinoco.

Representativa da inventividade da sua escrita musical e atenta aos cambiantes emocionais da realização de Leitão de Barros, é uma composição que o músico continuou a trabalhar, em aperfeiçoamentos sucessivos, ao longo da década que se seguiu à aquela estreia, tendo sido apresentada com o filme, em sua vida, em inúmeros outros locais.

Mais informações: https://www.teatromunicipaldoporto.pt/pt/programa/maria-do-mar-1930-jose-leitao-de-barros-bernardo-sassetti/