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Assunto: Programação; exibições
Data: 12/02/2016
Março na Cinemateca - Cinema e Escrita, Eric Rohmer, Alberto Seixas Santos
Março na Cinemateca - Cinema e Escrita, Eric Rohmer, Alberto Seixas Santos

A programação de março na Cinemateca tem por eixos um Ciclo temático "Cinema e Escrita", concebido em colaboração com o Projeto Falso Movimento - Estudos sobre Cinema e Escrita, que atravessará todo o mês; a revisitação da obra de Eric Rohmer, também ao longo do mês, e que Jean Douchet apresentará na série das sessões-conferência "Histórias do Cinema" entre 14 e 18; e uma retrospetiva dedicada à obra de Alberto Seixas Santos, a decorrer entre 21 e 30.

 

O programa "Cinema e Escrita" convoca uma reflexão sobre o modo como o cinema se relaciona com a escrita, procurando dar a ver a multiplicidade das formas possíveis nessa associação entre os domínios da imagem e da palavra, seja ela epistolar, diarística, literária ou um convite à leitura. Entre os filmes programados contam-se obras tão diversas como "O Último dos Homens" de Murnau, "Diário de Uma Mulher Perdida" de Pabst,  "The Man I Killed" de Lubitsch, "Charulata" de Satyajit Ray, "In a Lonely Place" de Nicholas Ray, "Cinco Mulheres à Volta de Utamaro" de Mizoguchi, "News from Home" de Chantal Akerman, "Les Cinéphiles" de Louis Skorecki, "Nouvelle Vague" de Jean-Luc Godard, "Anemic Cinema" de Duchamp, "Emak Bakia" de Man Ray, "Walden" de Jonas Mekas, "Naked Luch" de Cronenberg, "O Tio Boonme que se Lembra das suas Vidas Anteriores" de Apichatpong Weerasethakul, "Sophia de Mello Breyner Andresen" e "Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço" de César Monteiro, "Amor de Perdição" de Oiveira ou "Juventude em Marcha" de Pedro Costa.

 

 

 

De Rohmer, em quinze programas, poderão ver-se algumas dos seus mais emblemáticos filmes, como "Ma Nuit Chez Maud" ou "Le Genou de Claire" e várias das suas obras mais raras, casos das séries "Annivesaires" e "Le Modèle", "Le Trio en Mi Bémol" ou "Catherine de Heilbronn". Para as cinco sessões-conferência das "Histórias do Cinema", Jean Douchet escolheu apresentar "Louis Lumière" e "Place de l'Étoile" de Rohmer, a ver com "Hommage à Eric Rohmer" de Godard; "La Collectioneuse", "Les Nuits de la Pleine Lune", "Conte d'Hiver" e "L'Anglaise et le Duc".

 

A retrospetiva dedicada à obra de Alberto Seixas Santos apresenta a integral das suas cinco longas-metragens  - "Brandos Costumes", "Gestos & Fragmentos", "Paraíso Perdido", "Mal", "E o Tempo Passa" (1974/2011) -, "A Lei da Terra", assinada coletivamente pelo Grupo Zero (1977), e as curtas-metragens que Seixas Santos realizou em início de obra, "A Indústria Cervejeira em Portugal" e "A Arte e o Ofício de Ourives" (1967/68), bem como "A Rapariga da Mão Morta", realizada em 2005. Programados estão igualmente os filmes em que Seixas Santos participou como autor do comentário e argumento ("Hoje Estreia" de Fernando Lopes e "Lobos" de José Nascimento), ator ("Um Passo, Outro Passo e Depois... de Manuel Mozos, "Inventário de Natal" de Miguel Gomes, "O Anjo da Guarda" de Margarida Gil) e retratado ("Refúgio & Evasão" de Luis Alves de Matos).

Março na Cinemateca - Cinema e Escrita, Eric Rohmer, Alberto Seixas Santos
no topo: The Naked Lunch (David Cronenberg, 1991)
em cima: Le Genou de Claire (Eric Rohmer, 1970)
foto de entrada: Anemic Cinema (Marcel Duchamp, 1925)