Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 19/12/2012
Manual de Evasão no dia do "Fim da História"
Manual de Evasão no dia do

Sexta-feira, 21 de dezembro de 2012, é a data predita para o fim do mundo por Terence McKenna, em "Manual de Evasão - Investigação Trans-Temporal", de Edgar Pêra, que nesse próprio dia o mostra na Cinemateca, às 21h30, em nova versão 35mm, a partir de uma intervenção direta sobre a película (pinturas e riscos) dezoito anos depois da sua data de produção.

 

"Manual de Evasão" foi originalmente filmado para Lisboa 94 Capital Europeia da Cultura, com o tempo como tema e a cidade de Lisboa como cenário. Terence McKenna, Robert Anton Wilson e Rudy Rucker foram os escritores convocados por Pêra, ao lado de um elenco de atores em que pontuam José Wallenstein, Margarida Marinho, Duarte Barrilaro Ruas, Anabela Teixeira, Manuel João Vieira, Fernando Candeias, Ana Bustorff, João Reis, Margarida Miranda ou Suzy Peterson.

Terence McKenna e as suas Teorias do Tempo tornaram-se protagonistas do filme, onde Lisboa é vista como a cidade em que convivem os ícones do Rio de Janeiro e de São Francisco, o monumento ao Cristo Rei e a ponte que atravessa o Tejo para Almada. As imagens da cidade de 1994 têm, em 2012, uma surpreendente dimensão documental.

Manual de Evasão no dia do