Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 17/02/2023
Mais Irão, artes marciais de Taiwan e uma história de amor eterno em Hollywood
Mais Irão, artes marciais de Taiwan e uma história de amor eterno em Hollywood
“A maior retrospetiva de cinema iraniano jamais feita dentro ou fora do Irão” (palavras de Ehsan Khoshbakht, na sessão de abertura do Ciclo em fevereiro) entra agora na fase pós-revolução islâmica de 1979, aquela que, em décadas recentes, se tornou mais conhecida internacionalmente, mas da qual grandes obras e nomes fundamentais aqui estão ainda por descobrir.
 
Nesta segunda parte do Ciclo, que inclui 17 filmes realizados entre 1984 e 2015, revisitamos obras essenciais de nomes consagrados – Abbas Kiarostami, Mohsen Makhmalbaf, Jafar Panahi… – mas damos a conhecer a grande realizadora Rakhshan Banietemad e exibimos títulos de outros realizadores aclamados mas que aqui se mantêm inéditos, como M. Rasoulof ou A. Asghar Farhadi. Sem dúvida, no conjunto, e num ano que vai ainda nos seus primeiros andamentos, um dos grandes acontecimentos de toda a nossa programação em 2023.

Diretamente de Taiwan, chegará uma retrospetiva dedicada a um dos géneros mais populares do cinema asiático: o Wuxia, cinema de artes marciais com muita fantasia e capa e espada à mistura, que fez as delícias de muitos espectadores nos anos 1960 e 1970 um pouco por todo o mundo. O principal foco é a obra de King Hu, um dos grandes mestres do género (autor de clássicos como DRAGON INN, que abrirá o ciclo, ou A TOUCH OF ZEN), mas haverá também espaço para outros autores ao longo do mês.
 
O outro grande eixo da programação de março é dedicado a uma das mais longas histórias de amor nascidas em Hollywood: falamos de Paul Newman e Joanne Woodward, juntos ao longo de quase 50 anos de casamento, história contada recentemente numa série documental televisiva (The Last Movie Stars, de Ethan Hawke) a partir das gravações de entrevistas de Newman para um livro de memórias que nunca chegou a ser publicado. Esta é a oportunidade para voltar a mergulhar na totalidade da filmografia de Newman enquanto realizador (muitas das suas obras foram realizadas para a mulher, que abdicou de uma carreira de atriz para se dedicar a tempo inteiro ao casamento) e em filmes protagonizados pelos dois, a solo ou em conjunto.
 
Por fim, março será um mês forte em ante-estreias, com a apresentação de PACIFICTION – o reconhecidíssimo filme de Albert Serra, que teve estreia mundial em Cannes em 2022 – e o último trabalho de Marco Martins, GREAT YARMOUTH - PROVISIONAL FIGURES, com Beatriz Batarda e Nuno Lopes.