“A maior retrospetiva de cinema iraniano jamais feita dentro ou fora do Irão” (palavras de Ehsan Khoshbakht, na sessão de abertura do Ciclo em fevereiro) entra agora na fase pós-revolução islâmica de 1979, aquela que, em décadas recentes, se tornou mais conhecida internacionalmente, mas da qual grandes obras e nomes fundamentais aqui estão ainda por descobrir.
Nesta segunda parte do Ciclo, que inclui 17 filmes realizados entre 1984 e 2015, revisitamos obras essenciais de nomes consagrados – Abbas Kiarostami, Mohsen Makhmalbaf, Jafar Panahi… – mas damos a conhecer a grande realizadora Rakhshan Banietemad e exibimos títulos de outros realizadores aclamados mas que aqui se mantêm inéditos, como M. Rasoulof ou A. Asghar Farhadi. Sem dúvida, no conjunto, e num ano que vai ainda nos seus primeiros andamentos, um dos grandes acontecimentos de toda a nossa programação em 2023.
Diretamente de Taiwan, chegará uma retrospetiva dedicada a um dos géneros mais populares do cinema asiático: o Wuxia, cinema de artes marciais com muita fantasia e capa e espada à mistura, que fez as delícias de muitos espectadores nos anos 1960 e 1970 um pouco por todo o mundo. O principal foco é a obra de King Hu, um dos grandes mestres do género (autor de clássicos como DRAGON INN, que abrirá o ciclo, ou A TOUCH OF ZEN), mas haverá também espaço para outros autores ao longo do mês.
O outro grande eixo da programação de março é dedicado a uma das mais longas histórias de amor nascidas em Hollywood: falamos de Paul Newman e Joanne Woodward, juntos ao longo de quase 50 anos de casamento, história contada recentemente numa série documental televisiva (The Last Movie Stars, de Ethan Hawke) a partir das gravações de entrevistas de Newman para um livro de memórias que nunca chegou a ser publicado. Esta é a oportunidade para voltar a mergulhar na totalidade da filmografia de Newman enquanto realizador (muitas das suas obras foram realizadas para a mulher, que abdicou de uma carreira de atriz para se dedicar a tempo inteiro ao casamento) e em filmes protagonizados pelos dois, a solo ou em conjunto.
Por fim, março será um mês forte em ante-estreias, com a apresentação de PACIFICTION – o reconhecidíssimo filme de Albert Serra, que teve estreia mundial em Cannes em 2022 – e o último trabalho de Marco Martins, GREAT YARMOUTH - PROVISIONAL FIGURES, com Beatriz Batarda e Nuno Lopes.