Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: PROGRAMAÇÃO
Data: 09/04/2024
Maio na Cinemateca: 1975 e o pós-Revolução
Maio na Cinemateca: 1975 e o pós-Revolução
No seguimento do que fora a programação de abril na Cinemateca, o mês de maio irá explorar o decurso da Revolução de 25 de Abril, centrando-se nos primeiros anos pós-revolução, através de um programa que se desenvolve através de três grandes eixos.

Damos as boas-vindas ao mês com Ir ao Cinema em 1975, num raccord com o Ciclo programado em abril, aí dedicado ao ano de 1974. Entre 2 e 22 de maio, serão exibidos vários dos títulos-chave realizados, durante esse ano, um pouco por todo o mundo por realizadores como Steven Spielberg, Pier Paolo Pasolini ou Manoel de Oliveira, entre muitos outros.

A 14 de maio dá-se a continuação de outro Ciclo iniciado em abril, Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado que, com o aproximar dos aniversários das independências africanas, pretende explorar o cinema produzido e realizado nestas nações. Em maio, o foco será na filmografia da Guiné-Bissau, abarcando um período que irá desde a luta anti-colonial até ao presente (e na qual se irão incluir, também, os cineastas guineenses da diáspora).

A partir de 23 de maio, o destaque irá para a colaboração da Cinemateca com o IndieLisboa, marcando a já habitual parceria com o festival lisboeta dedicado ao cinema independente. Este ano, para além do habitual Director’s Cut, com obras de Germaine Dulac, Chantal Akerman ou Alexandre Gouzou e Jean-Claude Taki, serão exibidas na Cinemateca duas retrospetivas inéditas. 
A obra do realizador palestiniano Kamal Aljafari, desenvolvida ao longo de quase duas décadas, será uma delas: inquirindo as dimensões éticas e estéticas subjacentes à imagem filmada, Aljafari é portador de um cinema feito modo de resistência, revelando invisibilizações e jogos de poder através de uma abordagem que cruza a ficção, o documentário, o ensaio visual e a found footage. Uma obra urgente, a descobrir na presença do cineasta que estará em Lisboa para acompanhar a exibição dos seus filmes.

A segunda grande retrospetiva organizada com o IndieLisboa é uma homenagem às Campanhas de Dinamização Cultural e Cívica do Movimento das Forças Armadas, decorridas até ao final de 1975. Serão exibidos um conjunto de filmes que foram mostrados no âmbito destas ações, entre os quais títulos de Chris Marker, Jorge Fraga, Buster Keaton ou Leon Hirzman, entre outros. Alguns dos títulos serão apresentados nas cópias de época que acompanharam estas campanhas. Todas as sessões abrem com uma reportagem da RTP dedicada a estas ações que marcaram o pós-25 de Abril um pouco por todo o país.