Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 18/05/2012
Macedo, Bitomsky e Ford em junho
Macedo, Bitomsky e Ford em junho

Da programação do próximo mês de junho na Cinemateca, que continua a seguir a obra americana de Stanley Donen, destaca-se o início da retrospetiva da obra de António de Macedo e a vinda a Lisboa do alemão Hartmut Bitomsky para apresentar uma retrospetiva dos seus filmes e protagonizar uma edição das “Histórias do Cinema” dedicada a John Ford.

 

A primeira sessão Bitomsky está marcada para dia 15, com a apresentação do documental “B-52” (2001) inaugurando a mostra de uma das mais estimulantes obras do cinema alemão da atualidade. A semana das “Histórias do Cinema” terá lugar entre 18 e 22 de junho, propondo uma reflexão sobre a obra de John Ford a partir dos clássicos “The Grapes of Wrath”, “They Were Expendable”, “The Wings of Eagles”, “The Searchers” e “The Quiet Man”.

A integral da obra de António de Macedo, balizada entre os anos 1960 e os 90, começa a 22 de junho, com a exibição do filme de 1975 “O Princípio da Sabedoria”, estendendo-se a julho e propondo uma travessia de três décadas de cinema português e a revisão de um olhar singular, marcado pela experimentação. A acompanhá-la, será editado um catálogo.

Macedo, Bitomsky e Ford em junho
em cima e foto de entrada: 7 Balas para Selma (António de Macedo, 1967)
no topo: The Grapes of Wrath/As Vinhas da Ira (John Ford, 1940)