Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 16/12/2014
Linhas da programação de janeiro de 2015
Linhas da programação de janeiro de 2015

“No Meu Cinema – João Bénard da Costa” é o destaque do programa de janeiro de 2015 anunciando a publicação da obra Escritos sobre Cinema de João Bénard da Costa. Até março, às quintas-feiras à noite, apresentam-se filmes de Griffith no ano do centenário de “The Birth of a Nation”. Pedro Costa é o realizador convidado em janeiro, num novo espaço de programação que ocupará mensalmente boa parte da sala Luís de Pina. Assim como as “Histórias do Cinema”, que regressam com Laura Mulvey para apresentar e comentar filmes de Max Ophuls. Às sextas-feiras, haverá sessões à meia-noite (em janeiro “Com os Beatles”), aos sábados, sessões “double bill” (inauguradas com “The Thing” de Carpenter e “Le Horla” de Pollet).

 

O Ciclo dedicado a João Bénard da Costa, que se prolonga por fevereiro, data prevista para o lançamento do primeiro volume da edição Escritos sobre Cinema de João Bénard da Costa, retoma os filmes por eles apresentados no programa da RTP “No Meu Cinema”, com as projeções antecedidas e sucedidas das suas intervenções filmadas por Margarida Gil. A 5, primeiro dia da programação de 2015 na Cinemateca, o filme a apresentar é “Badlands” de Terrence Malick.

Como “Realizador Convidado” de janeiro, ao longo de três semanas, entre 12 e 30, Pedro Costa apresenta um programa por si concebido que inclui filmes seus em articulação com outras obras, várias delas títulos de exibição rara. O programa será divulgado em detalhe mais tarde, contando também com as presenças de José Neves, João Queiroz, Paulo Nozolino e Rui Chafes.

 

Nas “Histórias do Cinema”, a decorrer entre 5 e 9 de janeiro, às 18h, retomando o modelo iniciado em 2011, Laura Mulvey estará na Cinemateca a apresentar e comentar filmes de Max Ophüls. A sua escolha recaiu sobre “Liebelei”, “La Signora di Tutti”, “Letter from na Unknown Woman”, “Madame De…” e “Lola Montes”. Quem deseje seguir a totalidade das sessões, pode adquirir uma caderneta com um preço especial para o conjunto das cinco sessões conferência, disponível para venda na bilheteira da Cinemateca entre 22 e 30 de dezembro.

Linhas da programação de janeiro de 2015
em cima: No Quarto da Vanda (Pedro Costa, 2000)
no topo: Ordet /A Palavra (Carl Th. Dreyer, 1955)
foto de entrada: Help! (Richard Lester, 1965)