Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Lançamento
Data: 04/03/2014
Lançamento do livro de José Bogalheiro
Lançamento do livro de José Bogalheiro
“A presente investigação ocupa-se da figuração cinematográfica. Contrapondo-a ao conceito de imagem, hoje tão difundido quanto degradado, desde logo se pretende restabelecer o sentido desse acto, questionando a analogia entre o figurado e a figura e a razão por que só o vivido e experienciado pode ser compreendido”

 

 

Começava assim o resumo da tese de doutoramento apresentada por José Bogalheiro em 2011, agora convertida num livro único, de extraordinário fôlego, cuja edição é um acontecimento na actual reflexão sobre cinema em Portugal.
Diretor do Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, onde é professor desde 1981, o seu autor marcou muito especialmente dessa forma o percurso de uma geração do cinema no nosso país, à qual ficou ligado de vários modos, incluindo como realizador e produtor (neste caso na Trópico Filmes, onde nasceram filmes seminais como Uma Rapariga no Verão de Vítor Gonçalves, em 1986, O Sangue de Pedro Costa, em 1989, e Nuvem de Ana Luísa Guimarães, em 1992).
 
Nesta sessão (que antecede a projeção de Cat People de J. Tourneur, uma das obras extensamente analisadas pelo autor, que será exibida à noite na mesma sala), tomando como objecto o livro mas também tudo que esteve na base dele e o que possa estar para além dele, a Cinemateca propõe uma conversa livre com José Bogalheiro em torno da experiência cinematográfica, em que participam Maria Filomena Molder, Joaquim Sapinho, Vítor Gonçalves, José Manuel Costa.
Lançamento do livro de José Bogalheiro
Fotografia de abertura: CAT PEOPLE de Jacques Tourneur Nesta página: Capa e autor