Dia 3 de junho pelas 19h, a Cinemateca Portuguesa, em parceria com a Academia Portuguesa de Cinema, lança em DVD o filme CERROMAIOR, obra incontornável de Luís Filipe Rocha.
CERROMAIOR parte do romance homónimo de Manuel da Fonseca, publicado em 1943. O filme explora a realidade da sociedade alentejana de finais dos anos trinta, no contexto da relação profundamente desigual entre trabalhadores rurais e latifundiários e de um Estado Novo em consolidação.
Em 1937, quando pela rádio chegavam relatos da Guerra Civil Espanhola, o jovem Adriano é obrigado a voltar ao seio da sua família, proprietária de terras numa pequena vila alentejana. Ali, é confrontado com os fantasmas e a violência daquele lugar, vendo-se dividido entre as suas origens e a tomada de consciência das relações que o rodeiam.
Os papéis principais são interpretados por Carlos Paulo, Ruy Furtado, Santos Manuel e Clara Joana. O filme, rodado durante o verão de 1979, na vila de Portel, no Alentejo, contou também com a participação ativa da população da vila e dos camponeses da região.
No ano em que se celebram 50 anos do 25 de Abril, destaca-se um filme produzido num período em que ainda se sentiam ecos da revolução e que recorda um momento da história importante para contextualizar uma paisagem política e social onde, mais tarde, se deu a Reforma Agrária.
Esta edição bilíngue inclui uma brochura com fotografias de rodagem e outros elementos especiais sobre a obra, um fac-símile do cartaz original do filme e uma entrevista inédita ao realizador. O DVD estará disponível para venda a partir de junho na Livraria Linha de Sombra ou por encomenda direta à Academia Portuguesa de Cinema.
Para o lançamento do DVD estarão presentes Luís Filipe Rocha (realizador), Luís Campos (produtor e investigador), Paulo Trancoso (Presidente da Academia Portuguesa de Cinema) e Rui Machado (diretor interino da Cinemateca Portuguesa). A entrada para o lançamento do DVD é gratuita.
Nesse mesmo dia, CERROMAIOR será exibido, às 21h30, na Sala M. Félix Ribeiro, em nova cópia digital restaurada.
CERROMAIOR regressa também às salas nacionais, tendo já tido exibições públicas em Bragança, Tarouca, Évora e Guimarães. No próximo dia 26 de maio, terá lugar uma sessão especial na vila de Portel, onde o filme foi rodado e que contará com a presença do realizador, técnicos e habitantes da vila que participaram nas filmagens. Durante os meses de junho e julho terão lugar exibições em Amarante, Estremoz e Castelo Branco.
O filme foi digitalizado e restaurado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Medida integrada no programa Next Generation EU.