O mais recente volume da coleção Cadernos da Cinemateca, dedicado ao cineasta norte-americano Ernie Gehr, vai ser apresentado no próximo dia 31 de outubro, pelas 18h30 na sala Luís de Pina, antes de uma sessão com filmes de Gehr que prolonga o Ciclo, organizada na rubrica de programação Com a Linha de Sombra.
O presente caderno inclui um texto de Joana Ascensão, programadora do Ciclo dedicado a Gehr organizado pela Cinemateca em maio de 2022 e organizadora do livro, dois ensaios dos historiadores P. Adams Sitney e Ken Eisenstein (o segundo dos quais original), uma longa conversa do cineasta com o crítico Scott MacDonald, e uma montagem de imagens propositadamente concebida por Gehr para esta edição.
Após o lançamento do livro, serão exibidos os filmes de Ernie Gehr SIDE/WALK/SHUTTLE, um “clássico” do cinema experimental, e três filmes do realizador nunca exibidos na Cinemateca: THIS SIDE OF PARADISE, AUTUMN e HIGH-WIRE ACT, o último dos quais datado de 2023. Todos os filmes são apresentados nos seus suportes originais (película 16mm e vídeo digital).
Regressamos assim à obra de um dos mais relevantes autores do cinema de
avant-garde norte-americano que, tendo começado a explorar, ainda em meados dos anos sessenta, a natureza e as propriedades do cinema, prolonga hoje essa abordagem no contexto do seu trabalho com o vídeo digital.
Consulte mais informações sobre a sessão.