Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: PROGRAMAÇÃO
Data: 05/03/2024
Lançamento da edição DVD de Máscaras de Noémia Delgado
Lançamento da edição DVD de Máscaras de Noémia Delgado
O lançamento da edição DVD do filme Máscaras de Noémia Delgado irá acontecer no próximo dia 8 de março às 18h no Átrio da Livraria Linha de Sombra, localizada no primeiro piso do edifício da Cinemateca.

A nova edição DVD será apresentada por Manuela Penafria, investigadora da Universidade da Beira Interior, que participou com um texto na brochura desta nova edição, e que tem vindo a estudar a obra da realizadora Noémia Delgado. De acordo com a investigadora, “máscaras foi uma experiência fundamental para Noémia Delgado, na sua afirmação enquanto realizadora, quer perante um universo masculino que dominava a criação cinematográfica, quer perante uma realidade bastante diferente do meio urbano”.
Colaboraram também na brochura desta edição, Joana Ascensão, programadora da Cinemateca Portuguesa, e o antropólogo Paulo Raposo. Os complementos do DVD incluem duas curtas-metragens inéditas de Noémia Delgado, realizadas durante a rodagem de Máscaras: Ensaio no Moinho (1976) e Sol e Sombra (1976).

O filme de Noémia Delgado é exibido no mesmo dia, às 19h, na sala M. Félix Ribeiro, na nova cópia restaurada e digitalizada em 4K com o apoio do Plano Nacional de Cinema. A projeção de Máscaras decorre no contexto do programa “50 Anos de Abril: Que Farei Eu Com Esta Espada? | Comunidade”.

O lançamento de Máscaras no Átrio da Livraria Linha de Sombra tem entrada livre. O novo DVD já se encontra à venda na Livraria Linha de Sombra, com o preço unitário de 16 euros.