Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 21/11/2011
Klaus Wyborny e Hartmut Bitomsky na Cinemateca esta semana
Klaus Wyborny e Hartmut Bitomsky na Cinemateca esta semana

Klaus Wyborny e Hartmut Bitomsky , dois autores fundamentais do cinema alemão contemporâneo, vão estar na Cinemateca respectivamente nos próximos dias 24 e 25, às 22h00, para apresentarem duas sessões com filmes seus no contexto do programa Resíduos, organizado em colaboração com a experimentadesign 2011. No dia 28, às 18h00, também na Cinemateca, Klaus Wyborny dará uma conferência sobre a importância e influência, no seu próprio trabalho e técnicas de composição, da obra de Robert Breer, cineasta a quem a Cinemateca está igualmente a dedicar uma retrospectiva em colaboração com a experimentadesign 2011.

Na conferência de dia 28, às 18h00, a realizar na sala Luís de Pina, com entrada gratuíta, Klaus Wyborny fará incidir a sua apresentação do cinema de Robert Bree no tratamento radical do tempo, incluindo uma passagem por "Anémic Cinéma" de Marcel Duchamp e por alguns dos seus próprios filmes.

Klaus Wyborny (n. 1945) é um dos mais importantes cineastas experimentais alemães, co-fundador, em 1968, da Filemacher Cooperative em Hamburgo e dos jornais literários Bona Vista e Henry, professor e realizador de uma obra reconhecida desde a década de 1960. Wyborny vem à Cinemateca apresentar o recente “Studien zum Untergang des Abendlands”/”Estudos sobre o Declínio do Ocidente”, filme experimental musical de 2010, montado directamente na câmara em super 8mm e que se apresenta como uma viagem estroboscópica por paisagens industriais e fabris com referente na obra filosófica de Oswald Spengler de 1918 A Decadência do Ocidente.

Hartmut Bitomsky (n. 1942), autor singular do cinema documental contemporâneo, tem obra firmada como escritor, ensaísta, professor, produtor e realizador desde meados dos anos 1960, sendo o seu trabalho cinematográfico marcado pela importância atribuída à História alemã e à cultura media. Bitomsky estará na Cinemateca no próximo dia 25 para apresentar a sua longa-metragem documental de fôlego filosófico e científico “Staub”/”Pó”, centrada na análise de vários tipos e partículas de pó, e nos aspectos fenomenológicos, filosóficos e artísticos da cultura do pó em entrevistas com artistas e coleccionadores.
A projecção do filme é antecedida da apresentação da curta-metrgem “Coreopsis”, de Pat O’Neill.

Klaus Wyborny e Hartmut Bitomsky na Cinemateca esta semana
Fotograma do filme Studien zum Untergang des Abendlands/”Estudos sobre o Declínio do Ocidente”, de Klaus Wyborny (2010)
Em cima: Staub/"Pó", de Hartmut Bitomsky (2008)