Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 09/11/2015
KHUTSIEV EM LISBOA
KHUTSIEV EM LISBOA

Visto actualmente como um dos grandes realizadores do cinema moderno mundial, Khutsiev (hoje com 90 anos e ainda em atividade), fez alguns dos seus filmes mais notáveis na era pós-estalinista, refletindo um clima de esperança que, porém, veio a ser rapidamente confrontado com novas manifestações de censura.

 

Filmes como "A Porta de Ilych" (cuja primeira versão data de 1962 e que será visto nas versões de autor de 1965 e 1988, a primeira com o título "Tenho Vinte Anos") ou "Chuva de Julho" (1967) são das mais belas obras da geração de 60 em todo o mundo, afirmando muitos dos sonhos e muitas das ruturas que também marcaram o cinema dos países ocidentais nessa década.

 

Muito pouco divulgado no mundo ocidental durante grande parte da sua vida, Khutsiev está agora a ser alvo de consagração internacional, tendo sido homenageado já este ano no Festival de Cinema de Locarno.

Na tarde de quarta feira dia 18 de Novembro, às 19:00, decorrerá um encontro especial com o realizador sobre o conjunto da sua obra.

 

Na sexta feira dia 20 de Novembro às 19:00, também em presença do realizador, será exibida uma parte do seu mais recente filme, ainda inacabado, "Nevechernyaya" / "Ainda não é noite". Esta sessão é organizada em colaboração com o LEFFEST, em cuja anterior edição (em 2014) também decorreu um ciclo do realizador.

KHUTSIEV EM LISBOA
MNE DVADTSAT "Tenho Vinte Anos" de Marlen Khutsiev, 1965