Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 20/05/2016
Junho com Béla Tarr, Cinco Noites Chantal Akerman e Welles por Rosenbaum
Junho com Béla Tarr, Cinco Noites Chantal Akerman e Welles por Rosenbaum

Na Cinemateca, junho é mês de uma programação que destaca a especial vinda a Lisboa do húngaro Béla Tarr que, dezanove anos depois da retrospetiva dedicada à sua obra, vem apresentar dez sessões dos seus filmes e de obras da sua escolha, entre 27 de junho e 2 de julho. Também especial é a proposta de, nas sessões das 21h30 de 6 a 11 de junho, voltar à obra de Chantal Akerman evocando um trabalho ímpar do cinema moderno. Nas sessões conferência das "Histórias do Cinema", programadas de 14 a 18, a partir das 18h, Jonathan Rosenbaum é o conferencista convidado a discorrer sobre a obra de Orson Welles, de quem escolheu apresentar "Citizen Kane", "Othello", "Touch of Evil", "The Trial" e "F for Fake".

 

Intitulado "Encontro com Béla Tarr", o programa inclui cinco dos seus filmes - "Karhozat / Perdição", "Panelakapcsolat / Gente Pré-Fabricada", "Macbeth", "A London Ferfi / O Homem de Londres" e "Sátántangó", este último a 2 de julho, na conclusão do programa que inclui uma conversa com os espectadores às 19h de 1 de julho. Tarr acompanha a projeção dos seus filmes bem como das escolhas que fez para irem a par com aqueles: Szegënelegények / Os Oprimidos", de Miklos Jancsó; "Katzelmacher / O Emigrante", de R.W. Fassbinder; "Intimi Osvetleni / Luz Íntima", de Ivan Passer; "Frenzy", de Hitchcock.

 

De Chantal Akerman, na semana da data do seu nascimento (6 de junho de 1950), mostram-se "No Home Movie", "Jeanne Dielman, 23, Quai du Commerce, 1080 Bruxelles", "D'Est", "La Folie Almayer" e "Saute Ma Ville", "La Chambre", "Je Tu Il Elle".

 

A programação de junho está disponível para consulta aqui: www.cinemateca.pt/CinematecaSite/media/Documentos/JUNHO2016_1.pdf.

Junho com Béla Tarr, Cinco Noites Chantal Akerman e Welles por Rosenbaum
em cima: Jeanne Dielman, 23, Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (Chantal Akermnan, 1975)
no topo e foto de entrada: Sátántangó (Béla Tarr, 1993)