Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 23/06/2015
Julho na Cinemateca - destaques da programação
Julho na Cinemateca - destaques da programação

Em julho, a programação da Cinemateca destaca Ingrid Bergman, com um Ciclo que atravessa o mês composto por dezanove filmes das várias fases do trabalho da atriz, e a obra cinematográfica de Peter von Bagh com a apresentação de uma extensa retrospetiva, entre 13 e 31, em rima finlandesa e cinéfila com a mostra de seis filmes de Teuvo Tulio, entre 9 e 22; Olaf Möller protagoniza a edição mensal das "Histórias do Cinema", dedicadas a G.W. Pabst, entre 13 e 17; as sessões de cinema ao ar livre regressam à Esplanda dos 39 Degraus em cinco sessões às sextas-feiras, às 22h30. O mês é também o da conclusão da retrospetiva "Jerry Lewis - A Ordem Desordenada" e de um programa organizado em colaboração com o Queer Lisboa, dedicado ao movimento do Afrofuturismo, a decorrer entre 4 11.

 

"Ingrid Bergman - O Permanente Susto de Si Própria" é o título do Ciclo programado na proximidade do centenário do nascimento da atriz, com início marcado para as 21h30 de 1 de julho, com "Casablanca" em cópia nova, e que inclui, entre outros, a apresentação de filmes do seu período sueco com Gustaf Molander nos anos 1930 ("Intermezzo", Dollar", "En Kvinnas Ansikte /"Um Rosto de Mulher", "En Enda Natt /"Sedução"), os seus filmes em Hollywood com Hitchcock nos 1940 ("Notorious", "Spellbound", "Under Capricorn"), quatro dos seus Rossellinis da "década italiana" seguinte ("Stromboli", "Ingrid Bergman", "Viaggio in Italia", "La Paura") ou "Anastasia" (Anatole Litvak, 1956), o filme do regresso a Hollywood, e "Herbstsonate / Sonata de Outono" (1978) em que Ingmar Bergman a filmou no seu último papel em cinema.

Em homenagem a Peter von Bagh, programador, crítico, historiador, cinéfilo entusiasasmado mas também realizador de uma impressionantemente prolífera obra, filmada entre 1971 e 2014, é organizada a retrospetiva "O Último dos Loucos", com início a 13 de julho, com a sua última obra, "Socialismi / "Socialismo", a apresentar por Olaf Möller. O programa propõe dezanove dos seus filmes, a esmagadora maioria dos quais inédito em Portugal. Pela mesma ocasião, voltando a uma sugestão de Peter von Bagh à Cinemateca, estão programados seis dos filmes de Teuvo Tulio, "Os Melodramas Profundos e Absurdos", realizados entre 1938 e 1956, que são um marco no cinema finlandês e uma importante referência do cinema de Aki Kaurismaki.

 

Numa escolha do crítico e programador alemão Olaf Möller, as "Histórias do Cinema" focam o cinema de G.W. Pabst a partir de cinco dos seus filmes, iniciais e finais: "Abwege / Crise" (1928), "Die Herrin von Atlantis / Atlântida" (1932), "A Modern Hero" (1934), "La Maison du Silence" (1952) e "Das Bekentennis der Ina Khar / 'A Confissão de Ina Khar'" (1954).

 

As sessões ao ar livre têm lugar na Esplanada da Cinemateca às sextas-feiras, às 22h30, com o mar como leit motiv: "Summer of 42" de Mulligan, "Pierrot le Fou" de Godard, "Pauline à la Plage" e "Le Rayon Vert" de Rohmer, "Agosto" de Jorge Silva Melo.

Julho na Cinemateca - destaques da programação
em cima: Helsinki, Ikuosesti / "Para Sempre, Helsínquia" (Peter von Bagh, 2008)
no topo: Ingrid Bergman por Cecil Beaton, 1958
foto de entrada:Ingrid Bergman em Stromboli, Terra di Dio (Roberto Rossellini, 1949)