Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 01/12/2014
José María Prado apresenta Les Deux Mémoirs de Semprún
José María Prado apresenta Les Deux Mémoirs de Semprún

José María Prado, diretor da Filmoteca Española, vai estar na Cinemateca para apresentar o filme “Les Deux Mémoirs / Dos Memorias”, de Jorge Semprún (1974, 141 minutos), na próxima quinta-feira, 4 de dezembro, às 21h30, numa das sessões realizadas na Cinemateca em colaboração com a Cinefiesta 2014.

 

“Les Deux Mémoirs / Las Dos Memorias” é um ambicioso filme documental que trata da guerra civil espanhola, da resistência, do exílio, dos campos de concentração nazis, trabalhando imagens de arquivo e uma série de testemunhos, entre os quais o de André Malraux, de escritores, historiadores e atores, como María Casares ou Yves Montand, numa reflexão aturada sobre os acontecimentos históricos e a sua experiência.

Escritor e político, líder comunista clandestino nos anos cinquenta e, no cinema, argumentista de Costa-Gravas ou Alain Resnais, Jorge Semprún (1923-2011) foi uma invulgar testemunha do século XX europeu. “Les Deux Mémoirs / Las Dos Memorias” foi o seu grande projeto cinematográfico. Filmado em 1972, estreado em França em 1974, o filme foi censurado em Espanha. É apresentado na versão restaurada pela Filmoteca Española e a Cinémathèque Française em colaboração com a Filmoteca de Catalunya.

José María Prado apresenta Les Deux Mémoirs de Semprún