Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Edições
Data: 23/11/2015
Jornal Português estreia edição própria de DVDs da Cinemateca
Jornal Português estreia edição própria de DVDs da Cinemateca

A Cinemateca lança em dezembro a sua primeira edição em nome próprio: a edição praticamente integral do Jornal Português (com excepção de dois números, considerados perdidos), o jornal de atualidades produzido pela Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas para o Secretariado da Propaganda Nacional, no âmbito da estratégia do Estado Novo para utilizar o Cinema para fins de propaganda.

Com mais de 16 horas de duração total, dividida em cinco discos, esta edição em DVD abarca um período que vai de fevereiro de 1938 a meados de 1951, num total de 101 números do Jornal Português, seis dos quais especiais, com uma duração média de 10 minutos cada. Esta edição inclui ainda cerca de uma hora de material inédito, o que a torna uma mais-valia para todos os investigadores deste período e demais interessados e curiosos nestas matérias.

 

Para o director da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, «esta edição abre uma nova vertente da atividade pública da Cinemateca. Não sendo uma estreia na utilização das novas tecnologias para fins de divulgação patrimonial (para trás ficou o arranque da “cinemateca digital”, hoje com cerca de 350 títulos acessíveis em linha, e a coedição, com a Midas Filmes, das primeiras obras de Paulo Rocha) é finalmente a abertura de uma linha de edições próprias em DVD, através da qual virão a ser disponibilizadas várias parcelas do acervo conservado».

 

A edição do Jornal Português é a primeira de várias edições próprias da Cinemateca, que continuará a lançar no futuro outras edições de diversas áreas, desde documentos históricos e científicos ao documentário e a algumas obras da ficção portuguesa.

Sobre a CAIXA JORNAL PORTUGUÊS

O Jornal Português (1938-1951) foi produzido para o SPN/SNI pela Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas (SPAC), sob a supervisão técnica de António Lopes Ribeiro, para fazer a propaganda do regime salazarista.
Mostrado nos cinemas antes da habitual longa-metragem de ficção, cada número do Jornal tinha a duração aproximada de 10 minutos e era composto por várias notícias sobre atos oficiais do Governo, a atualidade política nacional, grandes eventos desportivos e muitos outros acontecimentos sociais e culturais.
Além de ser um documento incontornável para a história da propaganda do Estado Novo, o Jornal Português é também um arquivo audiovisual único da história de Portugal nos anos quarenta.

 

A caixa inclui 5 DVDs com mais de 16 horas de imagens, das quais 1 hora de material inédito; som original recuperado; legendas em português e inglês; uma brochura ilustrada de 76 páginas.

A coleção será distribuída com o jornal Público a partir de 12 de dezembro.

A caixa estará à venda na FNAC, na Livraria Linha de Sombra Cinemateca e na Cinemateca Júnior.

Lançamento na Cinemateca no dia 14 de dezembro às 19h00, com as presenças de Fernando Rosas (historiador), Nuno Pacheco (diretor-adjunto do Público) e José Manuel Costa (diretor da Cinemateca).

Jornal Português estreia edição própria de DVDs da Cinemateca