Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 08/08/2014
Joaquim Pinto e Nuno Leonel - retrospetiva em setembro
Joaquim Pinto e Nuno Leonel - retrospetiva em setembro

Os filmes de Joaquim Pinto e Nuno Leonel são alvo de uma retrospetiva integral na Cinemateca entre 2 e 6 de setembro próximo, na reabertura da temporada de programação e acompanhando a estreia portuguesa de "E Agora? Lembra-me?", que inaugura o Cinema Ideal a 28 de agosto, e cuja visibilidade, desde a sua primeira apresentação pública no festival de Locarno 2013, tem chamado a atenção internacional para a obra de ambos.

 

A retrospetiva, que se intitula "E Agora? Lembrando Joaquim Pinto e Nuno Leonel", vai ser acompanhada pelos dois realizadores dando a ver toda a sua obra até ao momento, conjunta e a solo, e permitindo a apresentação de uma nova versão de montagem de "Rabo de Peixe", filmado nos Açores em 2003.

Das primeiras longas-metragens de Joaquim Pinto como realizador nos anos 80 - "Uma Pedra no Bolso" e "Onde Bate o Sol" - e das curtas de animação de Nuno Leonel da década de 90 - "Santa Maria" e "Schizophrenia", aos filmes menos vistos de Pinto - "Das Tripas Coração" e "Para Cá dos Montes" (1992/3) - e ao ciclo de obras assinadas a dois a partir de meados dos anos 90 - de "Surfavela" (1996) a "Fim de Citação" (2013), a proposta é a de um olhar de conjunto sobre a sua singular obra. O programa inclui ainda a apresentação de dois filmes dos anos 80 citados em "E Agora? Lembra-me", de que Joaquim Pinto foi corresponsável pelo som com Vasco Pimentel: "The Territory" de Raoul Ruiz e "O Rei das Rosas" de Werner Schroeter.

 

Atualização de 28 de agosto: o programa foi alterado, não sendo exibidos "The Territory" e "O Rei das Rosas". Nessas sessões são projetados "A Tremonha de Cristal" de António Campos, "Zéfiro" de José Álvaro Morais e "Para Cá dos Montes" de Joaquim Pinto; e "A Vingança de Uma Mulher" de Rita Azevedo Gomes.

 

O programa pode ser consultado aqui.

Joaquim Pinto e Nuno Leonel - retrospetiva em setembro
em cima: Rabo de Peixe (Joaquim Pinto, Nuno Leonel, 2003) /foto de rodagem
no topo: O Novo Testamento de Jesus Cristo segundo João (Joaquim Pinto, Nuno Leonel, 2013) /foto de rodagem
foto de entrada: Onde Bate o Sol (Joaquim Pinto, 1989)