Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições; Paulo Rocha
Data: 30/12/2013
Janeiro sob a influência do 4 e da ante-estreia de Se Eu Fosse Ladrão... Roubava
Janeiro sob a influência do 4 e da ante-estreia de Se Eu Fosse Ladrão... Roubava

2014 começa, na programação da Cinemateca, sob a influência do número 4, propondo uma digressão por títulos da coleção da década de 14 de 1900 à de 04 do segundo milénio, mas é ainda ocasião para evocar Joan Fontaine - em "Suspicion", "Rebecca", "Letter from an Unknown Woman", "Born to Be Bad" - e Peter O'Toole - em "Lawrence of Arabia", "The Savage Innocents", "The Last Emperor", "Foxtrot" -, e sobretudo altura de apresentar "Se Eu Fosse Ladrão... Roubava", o último filme de Paulo Rocha, que vai ter a sua primeira projeção pública em Portugal, a 31 de janeiro.

 

Entre os títulos programados sob o signo do "4", cronologicamente os primeiros pertencem a Chaplin, no seu período Keystone de 1914,  e vão ser apresentados na sessão das 19h30 de 2 de janeiro. Portugueses, produzidos entre 1924 e 2004, podem ver-se "Céu de Outono", "Gatos" e "Lançamento do Contra-Torpedeiro Dão" de Manuel Luis Vieira, "Sifões do Alviela" de Paulo de Brito Aranha, "Gado Bravo" de António Lopes Ribeiro", "A Menina da Rádio" de Arthur Duarte, "Quando o Mar Galgou  a Terra" de Henrique Campos, "Vilaverdinho" e "Benilde ou a Virgem Mãe" de Manoel de Oliveira, "Falamos de Rio de Onor" de António Campos, "Crónica dos Bons Malandros" de Fernando Lopes, "Casa de Lava" de Pedro Costa, "A Cara que Mereces" de Miguel Gomes, "Lisboetas" de Sérgio Tréfaut.

 

Quinze dos filmes a apresentar em janeiro são-no em primeiras exibições na Cinemateca, caso em que se contam "Le Vampire de Düsseldorf" de Robert Hossein (1964), adaptando ao cinema a mesma história verídica que inspirou Fritz Lang na escrita do argumento de "M", mas também uma adaptação de Balzac, por Robert Vernay ("Le Père Goriot", 1944), e um documentário sobre Zola realizado por Jean Vidal ("Zola", 1944). "Invitus", o filme de Clint Eastwood em que Morgan Freeman é Nelson Mandela, é outra das propostas do mês.

 

 

Janeiro sob a influência do 4 e da ante-estreia de Se Eu Fosse Ladrão... Roubava
em cima: Joan Fontaine em Rebecca (Alfred Hitchcock, 1940)
no topo: Se Eu Fosse Ladrão... Roubava (Paulo Rocha, 2012)
foto de entrada: Le Vampire de Düsseldorf (Robert Hossein, 1964)