Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: exibições
Data: 25/11/2016
James Benning na Cinemateca
James Benning na Cinemateca
O realizador norte-americano James Benning, uma das vozes mais independentes e fundamentais do atual cinema norte-americano e que não cessa de alargar os limites da tradição do cinema experimental desse país, vai estar na Cinemateca na próxima segunda-feira, dia 28 de novembro, na apresentação da sessão das 21h30, em que será exibido o filme ONE WAY BOOGIE WOOGIE – 27 YEARS LATER.
 
A sessão enquadra-se na “International Conference on Space and Cinema”, organizada pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Estará igualmente na Cinemateca na terça-feira, 29 de novembro, às 10h00, para comentar um filme muito recente, numa sessão extra-programa integrada na referida Conferência. Entrada livre, mediante levantamento de convite na Bilheteira.
O cinema de Benning também vai estar em destaque na programação de dezembro da Cinemateca, com a apresentação de um ciclo que reúne títulos essenciais e em alguns casos de exibição ainda inédita no nosso país: HIM AND ME, LANDSCAPE SUICIDE, FOUR CORNERS, EL VALLEY CENTRO, LOS, SOGOBI, 13 LAKES, TEN SKIES e RR.
 
Não sendo uma retrospetiva integral – tendo-se optado pela exibição de longas-metragens filmadas em película, anteriores à produção em suporte digital, que tem sido vista entre nós com mais regularidade - o ciclo JAMES BENNING: PAISAGEM E UTOPIA AMERICANA é uma oportunidade para entrar num dos universos mais originais, marcantes e desafiadores de toda a prática cinematográfica contemporânea.

Notas

Fotografia de entrada: ONE WAY BOOGIE WOOGIE – 27 YEARS LATER (1977-2004) de James Benning
James Benning na Cinemateca