Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação: Exibições
Data: 16/10/2014
JORNADA DO PATRIMÓNIO
JORNADA DO PATRIMÓNIO

 

 27 de outubro 2014 - JORNADA DO PATRIMÓNIO

 

11h Sala M. Félix Ribeiro 

A CINEMATECA EM CONTEXTO DE MUDANÇA: OPÇÕES ESTRATÉGICAS E PROJETOS DE ATIVIDADE
Conferência de imprensa da Direção da Cinemateca Portuguesa – Museu de Cinema
 
10h às 17h ANIM-Bucelas 
CONHECER O ANIM
A Cinemateca revela o lado menos visível da sua atividade numa visita-workshop ao ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento). Os participantes tomarão contacto com os vários tipos de património  e com o trabalho desenvolvido nos diferentes setores.
*Transporte da Rua Barata Salgueiro/ANIM-Bucelas às 9h e regresso às 17h
Inscrições (até dia 24 de Outubro): 10€ por pessoa, inclui almoço/transporte
 
10h30 ou 14h30 Cinemateca Júnior 
ATELIER COLECIONAR O CINEMA
Convidamos o público infantil a explorar a coleção de objetos que se encontra na Cinemateca Júnior. Será o ponto de partida para conversarmos sobre o colecionismo à volta do cinema e depois fazer uma caderneta de cromos que contará um pouco da história do cinema e da sua origem.
*Cinemateca Júnior - Salão Foz, Pr. Restauradores | Inscrições (até dia 24 de Outubro)
 
15h às 17h Biblioteca 
WORKSHOP “When the lights go out all over Europe” 
Apresentação, seguida de conversa com o público, sobre os bastidores do Centro de Documentação e Informação segundo uma perspetiva histórica: coleções e tratamento documental, produtos e serviços disponibilizados.
*Edifício sede | Inscrições (até dia 24 de Outubro): Entrada livre mas sujeita a inscrição prévia e à capacidade da sala (22 lugares)

19h  Sala M. Félix Ribeiro   

CINEMA - ALGUNS CORTES: CENSURA III
Manuel Mozos assina uma nova montagem de cortes de censura do Estado Novo a partir do material conservado na Cinemateca, permitindo-nos um olhar sobre o que a Comissão de Censura não deixou ver. Esta nova sequência é dedicada a cortes feitos de acordo com o que a Comissão estabeleceu como critérios morais.
A montagem será contextualizada por Margarida Sousa e Manuel Mozos, que mais uma vez abordarão resultados da investigação em curso sobre o tema, articulando o estudo dos cortes existentes na Cinemateca com a documentação relativa à Comissão de Censura arquivada na Torre do Tombo.
 
 
21h30  Sala M. Félix Ribeiro 
THE LADY FROM SHANGHAI 
A Dama de Xangai 
de Orson Welles
EUA, 1948 - 87 min / legendado electronicamente em português - NOVO RESTAURO DIGITAL (2013)
A quinta longa-metragem de Orson Welles inscreve-se, à sua maneira, no contexto do “filme negro”, que estava então no apogeu, género de que uma das características são as tramas narrativas pouco límpidas, no qual a acção nunca tem causas claras. Neste filme, Welles é um marinheiro em terra conquistado pela beleza de Rita Hayworth, que o arrasta para uma intriga de sexo e crime que culmina numa das mais famosas sequências da história do cinema: o frente a frente das três personagens principais na Casa dos Espelhos do Luna Parque, como tubarões que se devoram, segundo a fábula que Welles conta no filme.
 
* Informações e Inscrições: divulgacao@cinemateca.pt – Tel. 213 596 250/1/2
JORNADA DO PATRIMÓNIO