Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 18/01/2023
Irão, “War Film” e “História(s) do Cinema Alemão”
Irão, “War Film” e “História(s) do Cinema Alemão”
Um imenso e fabuloso universo chegará à Cinemateca em fevereiro, com a primeira parte do Ciclo “Tijolos e Espelhos: o Cinema Iraniano Revisitado (1955-2015)”, primeira das grandes revelações históricas do ano em curso nas nossas salas.
 
Se, desde a descoberta de Kiarostami no Ocidente a partir dos finais dos anos 80, tínhamos já antes recuado esporadicamente às origens desse autor e da sua geração na década de 70, ou a absolutas raridades anteriores, e se, desde então até hoje, o cinema iraniano não para de surpreender-nos, estimulando óbvia curiosidade sobre o seu próprio contexto e os seus antecedentes, este é um primeiro encontro amplo com o que bem podemos chamar a parte invisível de um imenso, rico e complexo icebergue, que, fora do seu território, só de forma muito lacunar e desconexa tem sido conhecido.   
 
Como escreve o programador iraniano Ehsan Khoshbakht (colaborador especial da Cinemateca neste Ciclo, que aqui virá para apresentá-lo, assim como para voltar a apresentar o seu documentário FILMFARSI), o que se propõe é, ao longo de quase quatro dezenas de títulos, uma “viagem profunda ao coração do Irão tal como visto por alguns dos seus maiores artistas cinematográficos”.
 
Outro Ciclo nuclear de fevereiro, através do qual se dá continuidade à rubrica “Revisitar os Grandes Géneros”, é aquele em que se aborda o “filme de guerra”, nele incluindo tanto a componente histórica justamente mais associada ao conceito de Género em si mesmo como muito daquilo que poderá já ser visto como estando fora dele ou para além dele. Ao longo de 2023 o “tema” (Género ou não Género, ou variante, ou prolongamento dele) será objeto de um tratamento em várias etapas, das quais esta primeira parte (intitulada “O Cinema no Campo de Batalha”) começará por reunir um conjunto de vinte títulos canónicos, na sua maioria produções americanas centradas numa ou noutra das duas Guerras Mundiais.
 
Em fevereiro haverá ainda lugar a “História(s) do Cinema Alemão”, Ciclo organizado em colaboração com a KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã, com um conjunto de filmes de produção germânica sobre o próprio cinema daquele país. Em sete filmes serão abordados temas como a invenção do cinema na Alemanha, o grande cinema mudo germânico, ou o cinema alemão durante o nazismo e no pós-Guerra.