Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 04/12/2019
Ira Sachs na Cinemateca
Ira Sachs na Cinemateca
O realizador norte-americano Ira Sachs estará na Cinemateca no próximo sábado, dia 7 de dezembro, para apresentar em ante-estreia o seu mais recente filme FRANKIE, pretexto para rever também o seu filme anterior LITTLE MEN. Ambas as sessões serão apresentadas por Ira Sachs às 21h30 e 19h, respectivamente.
 
Nascido em 1965, Ira Sachs é hoje considerado um dos principais nomes do cinema “independente” americano, e no entanto através de filmes que se assemelham bastante ao que o cinema americano “mainstream”, de “estúdio”, já foi e deixou de ser: histórias realistas, quotidianas, com personagens palpáveis na sua humanidade e nas suas condições. Tornou-se conhecido em Portugal durante esta década, por filmes como LOVE IS STRANGE (exibido recentemente na Cinemateca) e LITTLE MEN.
 
As circunvoluções da vida de um realizador americano de filmes pessoais trouxeram-no à Europa para o seu último filme, FRANKIE, que tem produção portuguesa: O Som e a Fúria, e foi parcialmente rodado em Portugal, com participação de alguns atores portugueses num elenco heteróclito encabeçado por Isabelle Huppert, Greg Kinnear e Marisa Tomei. É a ante-estreia de FRANKIE (às 21h30), em sessão organizada em colaboração com O Som e a Fúria e a distribuidora Midas Filmes, que nos leva a rever a matéria dada em LITTLE MEN (às 19h), numa ocasião que conta com Ira Sachs em Lisboa para apresentar ambas as sessões.