Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Conferências
Data: 13/10/2014
Conferência "Intervalo para o Conhecimento": Jacques Lemière
Conferência

Animador de várias iniciativas de estudo e divulgação do cinema português em França desde os anos 90 (entre as quais as históricas conferências «Cineluso» em Rouen), Jacques Lemière tornou-se, além fronteiras, um dos maiores conhecedores da atividade cinematográfica e das obras de realizadores no nosso país ao longo das últimas décadas, sendo hoje um dos mais rigorosos pensadores que estudam o cinema feito em Portugal.
A sua tese de doutoramento ("O Cinema como interpelação do país: percursos de cineastas, acontecimento político e ideia nacional - o caso de Portugal depois de Abril de 1974"), defendida em 2007 na Universidade de Lille e ainda inédita fora dos circuitos universitários, é ao mesmo tempo um impressionante repositório de conhecimento, uma pesquisa sociológica, filosófica e estética, e um espelho crítico das nossas próprias visões (nomeadamente através das entrevistas dadas pelos realizadores portugueses, cuja acuidade surge por vezes ainda mais evidente quando confrontada com um olhar exterior interessado e exigente).
Não fugindo às questões entre nós tão recorrentes sobre o problema da identidade, sabendo enfrentar e ultrapassar os clichés das discussões em torno do «olhar exterior» sobre o cinema português, Lemière oferece-nos uma oportunidade de alargar, no sentido mais profundo do termo, a discussão sobre o cinema português – a mesma que, precisamente, é às vezes difícil sem um recuo de perspetiva, seja no espaço seja no tempo.

“Intervalo para o conhecimento” foi o nome atribuído pela Sociedade Nacional de Belas Artes a uma rubrica em que autores de teses universitárias sobre temas de arte voltam a apresentar em público o essencial dessas mesmas teses. Associando-se ao projeto (na primeira de várias iniciativas de colaboração a desenvolver entre as duas instituições vizinhas), a Cinemateca acolherá doravante essa rubrica no seu próprio espaço quando na mesma estiverem em causa teses sobre cinema. Na primeira destas sessões, e antes de inaugurarmos a apresentação de trabalhos desenvolvidos nas próprias universidades portuguesas, abrimos uma exceção convidando um investigador estrangeiro cuja tese nos diz inteiramente respeito: Jacques Lemière (sociólogo, professor e investigador da Universidade de Lille e de há muito estudioso e divulgador do cinema português) cuja tese de doutoramento se intitulou “O Cinema como interpelação do país: percursos de cineastas, acontecimento político e ideia nacional – o caso de Portugal depois de Abril de 1974”.
A conferência terá lugar na Sala Dr. Félix Ribeiro pelas 18h30 e será proferida em francês com debate subsequente em francês e português. - Entrada livre -.

Conferência
no topo e foto de entrada: Jacques Lemière e Manoel de Oliveira, Lisboa 2003 (Fotografia de Jorge Alexandre Pereira) em cima: Trás-os-Montes(António Reis e Margarida Cordeiro, 1976)