Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 14/11/2011
Integral Nicholas Ray a fechar o ano
Integral Nicholas Ray a fechar o ano

Em 2011 Nicholas Ray faria cem anos e a data é o pretexto para voltar a uma retrospectiva integral da sua obra num “remake” revisto e aumentado do Ciclo organizado pela Cinemateca em 1985. A retrospectiva, que se estenderá a Janeiro de 2012, vai decorrer ao longo do próximo mês de Dezembro, com início no dia 2, data da primeira apresentação em Portugal do filme de Susan sobre Nick Ray, “Don’t Expect Too Much”, que estreou no último Festival de Cinema de Veneza, à semelhança da nova versão restaurada de “We Can’t Go Home Again”, cuja projecção fechará a retrospectiva em Janeiro.

Imaginado por Susan Ray em rima com “We Can’t Go Home Again”, “Don’t Expect Too Much” centra-se no que designa pelo tempestuoso romance de Ray com Hollywood, um retrato da vida, do trabalho e da influência de Nick Ray, com imagens e documentos de arquivo inéditos, entrevistas com elementos da equipa de “We Can’t Go Home Again” e novos testemunhos de Victor Erice e Jim Jarmusch.

É com este filme que a retrospectiva arranca, de resto seguindo integralmente a obra de Ray, de “They Live by Night” (1949) a “Lightning over Water” (1980), percorrendo os mais célebres dos filmes (“In a Lonely Place”/“Matar ou Não Matar”, “On Dangerous Ground”/“Cega Paixão”, “Johnny Guitar”, “Rebel without a Cause”/“Rebelde sem Causa”, “Bigger than Life”/”Atrás do Espelho”, “Bitter Victory”/”Cruel Vitória”, “Wind across the Everglades”/”A Floresta Interdita” ou “Party Girl”/”A Rapariga daquela Noite”), títulos menos conhecidos como “Run for Cover”/”O Fugitivo” ou “Hot Blood”/”Sangue Cigano” e filmes de culto como “We Can’t Go Home Again”, a apresentar nas duas versões actualmente existentes.

A acompanhar esta retrospectiva é organizado um programa intitulado “Nick Ray: Ecos, Descendências e Prolongamentos”, onde se incluem filmes de Wim Wenders, Terrence Malick, Jim Jarmusch, João César Monteiro, Jean-Luc Godard, Pedro Almodovar, D.A. Pennebaker ou Denis Hopper.

Integral Nicholas Ray a fechar o ano
Fotograma do filme Johnny Guitar (1954).
Em cima: fotografia de rodagem de Rebel Without a Cause (1955).
Imagem da página de entrada: On dangerous ground (1951).