O Museum of Modern Art de Nova Iorque (MoMA) vai organizar a partir da próxima quinta-feira uma retrospetiva integral dedicada a João César Monteiro com cópias 35mm oriundas da coleção da Cinemateca Portuguesa e novos restauros digitais produzidos pela Cinemateca no âmbito do plano de digitalização do cinema português financiado pelo PRR / programa Next Generation EU.
A decorrer até ao dia 6 de novembro, a retrospetiva “João César Monteiro: Symphonies of a Libertine” foi organizada por Francisco Valente, antigo programador da Cinemateca e atualmente Curatorial Assistant do Departamento de Cinema desta importante instituição, e permitirá mostrar pela primeira vez nos Estados Unidos a totalidade da obra de um dos mais importantes realizadores portugueses do século XX, a par de Manoel de Oliveira.
Na sessão inaugural será exibido SILVESTRE, antecedido de imagens inéditas dos testes que o cineasta fez com a atriz Maria Cabral para um filme que não chegou a finalizar (imagens também pertencentes à coleção da Cinemateca e digitalizadas).
Além dos filmes de João César Monteiro, a retrospetiva vai apresentar um conjunto de filmes que influenciaram o seu trabalho. No final do ciclo está prevista a edição de uma coletânea de escritos do realizador e entrevistas com alguns dos seus colaboradores mais próximos.
Este ciclo é a mais recente colaboração entre a Cinemateca e o MoMA depois do programa de cinema português organizado entre as duas instituições no ano passado (
“The Ongoing Revolution of Portuguese Cinema”)
Mais informação sobre a retrospetiva “João César Monteiro: Symphonies of a Libertine”
aqui.